Dólar se enfraquece globalmente com possível fim da guerra na Ucrânia

O dólar à vista exibe leve baixa, enquanto moedas europeias se beneficiam das notícias sobre a ligação do presidente americano, Donald Trump, ao presidente russo, Vladimir Putin e depois para o líder ucraniano, Volodymyr Zelenksky. Um possível acordo sobre a guerra na Ucrânia tem levado as divisas, em especial do leste europeu, a melhores desempenhos frente ao dólar nesta sessão.

O movimento acontece a despeito do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) americano ter ficado acima do esperado em janeiro, dificultando o trabalho do Federal Reserve (Fed, o banco central americano para conter a inflação.

Perto das 16h, o dólar à vista era negociado em queda de 0,12%, cotado a R$ 5,7601, enquanto o euro comercial avançava 0,18%, a R$ 5,9846. No exterior os três melhores desempenhos das 33 moedas mais líquidas vinham da coroa tcheca, florim da Hungria e do zloty polonês, com o dólar recuando 0,56%, 0,52% 0,49% contra as respectivas divisas.

Os dados mais fortes do CPI nos Estados Unidos podem ter pesado mais para os índices acionários globais. No Brasil, o Ibovespa seguia em queda firme, caindo 1,62%, aos 124.474 pontos, com papéis de bancos e da Petrobras puxando a referência acionária para baixo. No exterior, o S&P 500 também recua, mas em menor magnitude, com queda de 0,33%, aos 6.048,45 pontos.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir