CPI: inflação nos Estados Unidos acelera acima das expectativas em janeiro

Piora do índice vem no momento em que Trump volta a pedir por juros mais baixos no país

O índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos subiu 0,5% em janeiro na comparação com o mês anterior, acelerando após a alta de 0,4% em dezembro. O resultado veio acima da projeção de alta de 0,3% de analistas consultados pelo “The Wall Street Journal.”

No acumulado em 12 meses, o CPI subiu 3,0% em janeiro, após a alta de 2,9% em dezembro e acima do consenso, que também apontava para alta de 2,9%.

O núcleo do CPI, que exclui itens mais voláteis como alimentos e energia, teve alta de 0,4% em base mensal, depois de avançar 0,2% em dezembro, e acima da projeção de 0,3%.

Na base anual, o núcleo da inflação cresceu 3,3%, após a alta de 3,2% de dezembro e também superando o consenso de 3,1%.

Trump volta a pedir por juros mais baixos nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na Truth Social, plataforma de mídia criada pelo próprio bilionário, que que ainda serão implementadas.

Esta não é a primeira vez que o presidente americano cria ruídos em relação à condução da política monetária pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

Em janeiro deste ano, dias após sua posse, Trump pediu juros mais baixos e disse que entendia mais sobre política monetária do que os dirigentes da autarquia.

Trump também questionou em janeiro as decisões do presidente do Fed, Jerome Powell, sobre taxas de juros e afirmou que planeja conversar com o chefe do banco central “no momento certo”.

Durante seu primeiro mandato, Trump teve atritos com Powell e fez diversas críticas ao presidente do Fed em um momento no qual o banco central apertava a política monetária e, assim, contrariava a vontade do republicano por juros mais baixos.

Com informações do Valor Econômico 

Leia a seguir