Os principais índices de ações da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira (17), com a possibilidade de um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia. Investidores repercutem a reunião de líderes europeus nesta segunda-feira em Paris para uma cúpula de emergência sobre o conflito. Enquanto isso, os mercados em Nova York estão fechados devido ao feriado do Dia dos Presidentes.
No fechamento, o índice Stoxx 600 subiu 0,59%, aos 555,65 pontos, o FTSE 100, da Bolsa de Londres, avançou 0,41%, aos 8.768,01 pontos, o DAX, de Frankfurt, escalou 1,26%, aos 22.798,09 pontos, em um novo recorde, e o CAC 40, de Paris, anotou ganho de 0,13%, aos 8.189,13 pontos.
“Os investidores estão acompanhando de perto as negociações de paz lideradas pelos EUA para a guerra da Ucrânia”, diz o analista da Hargreaves Lansdown, Matt Britzman. Em relatório divulgado na semana passada, o Goldman Sachs afirmou que um acordo de paz poderia reduzir o risco de incertezas econômicas e os preços de energia e aumentar a confiança do consumidor, além de impulsionar o crescimento econômico.
No entanto, a União Europeia ainda é alvo de promessas de tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, o que pode tornar o horizonte incerto para os investidores. “A ameaça do presidente Trump de impor tarifas sobre as importações de carros da Europa a partir de abril está aumentando a incerteza e deixando os operadores cautelosos sobre a perspectiva para o mercado”, afirma Britzman.
Entre os destaques, as ações de fabricantes de armamentos tiveram ganhos expressivos, devido às exigências de Trump para que os membros da Otan aumentem os gastos militares. Por conta disso, os títulos públicos europeus caíram, já que maiores despesas poderiam aumentar o endividamento dos governos.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir