Bolsas de NY têm sinais mistos com dados e planos tarifários de Trump no radar

Os principais índices das bolsas de Nova York abriram sem direção comum e perto da estabilidade, caminhando para ganhos na semana, com os investidores avaliando dados sobre a economia americana e os planos tarifários do presidente dos EUA, Donald Trump.

Por volta de 11h40 (de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,03%, a 44.728,33 pontos; o S&P 500 avançava 0,07%, a 6.119,20 pontos; e o Nasdaq Composto tinha queda de 0,05%, a 19.936,61 pontos.

A produção industrial dos EUA subiu 0,5% em janeiro, após a alta revisada de 1% em dezembro e acima da expectativa de consenso de 0,3%. O dado “não é tão bom quanto parece, pois foi impulsionado por um aumento relacionado ao clima em serviços públicos e uma recuperação posterior à greve na produção aeroespacial e de peças”, diz a Capital Economics.

Mais cedo, os dados mostraram que as vendas no varejo nos EUA caíram 0,9% em janeiro, após a alta de 0,7% em dezembro e abaixo da projeção de queda de 0,2%. Os agentes avaliam ainda os impactos dos planos de tarifas recíprocas de Trump anunciados ontem.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir