Bolsas de NY caem após inflação acelerar e validar pausa de Fed

Os principais índices das bolsas de Nova York abriram o pregão em queda, após os dados mostrarem aceleração na inflação ao consumidor dos Estados Unidos acima do esperado, validando a postura do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em pausar os cortes de juros.

Por volta de 11h30 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,90%, a 44.191,36 pontos; o S&P 500 recuava 0,91%, a 6.013,20 pontos e o do Nasdaq Composto tinha queda de 0,89%, a 19.468,90 pontos.

“As pressões de preço começaram o ano fortes nos Estados Unidos”, diz a economista do CIBC Economics, Katherine Judge. O índice de preços ao consumidor (CPI) acelerou para 0,5% em janeiro em base mensal e o núcleo do CPI para 0,4%, ambos acima do consenso de alta de 0,3%.

Já a inflação e o núcleo em base anual vieram um pouco mais altos em 3,0% e 3,3%, respectivamente, “validando a postura de espera do Fed”, escreve Judge, em relatório. O presidente do Fed, Jerome Powell, reiterou ontem em depoimento ao Senado que não tem pressa em ajustar a política monetária, e deve repetir o discurso hoje na Câmara.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir