Bolsas asiáticas fecham em alta à espera de decisão do Fed

Os investidores aguardam uma decisão sobre a taxa de juros do Federal Reserve, que deverá moderar seus esforços para domar a inflação

Os principais índices acionários da Ásia encerraram a quarta-feira (22) em alta, com destaque para a bolsa japonesa, que avançou quase 2%, impulsionados pelos ganhos em empresas do setor de eletrônicos e do segmento financeiro, após a promessa da secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, de apoiar os depositantes de bancos com problemas.

Ao mesmo tempo, investidores se preparam para a decisão do Federal Reserve (Fed, banco central americano), que sai nesta quarta-feira. A maioria das apostas do mercado apontam que a autoridade monetária elevará os juros em 0,25 ponto percentual.

Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei subiu 1,9%, para 27466,61 pontos, com as ações do setor financeiro liderando os ganhos, em meio a redução das preocupações sobre o segmento nos últimos dias. A Nomura Holdings subiu 4,4%, enquanto a TDK Corp. avançou 4,6%.

Já o índice de referência da Bolsa de Seul, o Kospi, subiu 1,2%, fechando em 2.416,96 pontos, liderado pelas ações de baterias e eletrônicos. Destaque para o fornecedor de baterias LG Energy Solution, que subiu 5,0% depois que a fabricante americana de veículos elétricos Tesla se recuperou em uma atualização de classificação de crédito.

O índice de referência Hang Seng, de Hong Kong, terminou a sessão em alta de 1,7%, a 19.591,43 pontos, acompanhando uma recuperação nas ações dos Estados Unidos. O sentimento do mercado melhorou com a maioria das ações no HSI em alta. As ações imobiliárias lideraram os ganhos, com o Wharf Real Estate Investment subindo 6,0% e o Longfor Group ganhando 5,2%. O índice Hang Seng Properties subiu 2,05%. O setor bancário e as ações financeiras também se fortaleceram.

Por fim, as ações chinesas encerraram a sessão em alta, com o índice Xangai Camposto subindo 0,3%, para 3.265,75 pontos. Os setores de bens de consumo e serviços mantiveram a recuperação recente, liderando os ganhos. A fabricante de eletrônicos de consumo Xinya Electronic saltou 8,0% e a empresa de eletrodomésticos e componentes Skyworth Digital subiu 6,7%. Os analistas esperam que o impulso positivo se estenda nas próximas semanas.

Leia a seguir

Leia a seguir