A Austral foi promovida para a categoria S1 na segmentação da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que classifica as seguradoras conforme o porte e a complexidade das operações. Desta forma, Austral Seguradora e Austral Resseguradora passaram a fazer parte de um grupo formado por grandes instituições como Bradesco Seguros, Caixa Seguradora, IRB e Munich Re.
A classificação, em vigor no Brasil desde 2020, vai do S1 ao S4, a partir do perfil de risco e volume de prêmios e reservas técnicas.
No S1, por exemplo, entram as companhias com provisões técnicas iguais ou superiores a 6% do total do mercado, prêmios iguais ou superiores a 9% do total de prêmios das empresas do setor e prêmios de resseguro e retrocessão iguais ou superiores a 0,36% do total do mercado.
Para a Austral, a mudança, que passa a valer neste ano, “reflete a maturidade e a sólida estrutura de governança das companhias”. “A companhia está comprometida com o desenvolvimento do mercado, trabalhando com responsabilidade e transparência na alocação de capital, alto nível de subscrição de riscos e geração de caixa e reservas, a fim de trazer mais confiança e segurança aos clientes, parceiros e investidores”, afirma o diretor de riscos, compliance e gestão de dados do grupo Austral, Rodolfo Rodriguez, em comunicado.
“Fizemos as adaptações necessárias para a mudança de categoria. Verificamos todo o arcabouço regulatório da Susep e já tínhamos uma preparação interna devido ao rating internacional, que exigia da empresa uma estrutura de gestão de risco bastante madura”, diz Luiza Duarte, gerente de governança, riscos e compliance também em comunicado.
Em setembro de 2024, a agência global de avaliação de riscos AM Best, especializada no setor de seguros, manteve o índice de Força Financeira em A- (Excelente) e os ICRs de Longo Prazo em “A-” (Excelente) para Austral Seguradora e Resseguradora. Já a agência de rating S&P Global reafirmou as credenciais de crédito das duas empresas em brAAA/estável, o nível mais elevado na escala nacional.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir