- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Saudi Aramco pode levantar US$ 1 bilhão com IPO de subsidiária
Saudi Aramco pode levantar US$ 1 bilhão com IPO de subsidiária
A Saudi Aramco, produtora de petróleo estatal da Arábia Saudita, nomeou bancos como o Citigroup e o HSBC para a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua subsidiária Luberef na bolsa de valores saudita, que pode levantar cerca de US 1 bilhão.
A estatal planeja vender 50 milhões de ações da Saudi Aramco Base Oil Company (antiga Saudi Aramco Lubricating Oil Refining), ou uma fatia de quase 30%, de acordo com comunicado oficial.
O preço da oferta será definido após bookbuilding (análise de intenção de compra). A empresa contratou a SNB Capital como líder e coordenadora global, além de Citigroup Saudi Arabia, HSBC Saudi Arabia e Morgan Stanley Saudi Arabia.
O bookbuilding será aberto em 4 de dezembro, com duração de seis dias, de acordo com o prospecto da operação. O período de subscrição para investidores individuais começa em 14 de dezembro, com prazo de dois dias. Os termos finais da operação serão conhecidos em 22 de dezembro.
A Autoridade do Mercado de Capitais da Arábia Saudita aprovou o plano de IPO da Luberef na semana passada. O negócio de refino, com operações nas cidades industriais sauditas de Jeddah e Yanbu, é de 70% de propriedade da Saudi Aramco, enquanto o restante é detido pela empresa local de private equity Jadwa Investment.
A oferta consiste na venda da Jadwa de suas ações na Luberef, enquanto a Saudi Aramco mantém sua participação. A oferta poderia arrecadar cerca de US 1 bilhão, informou a Bloomberg em junho.
Leia a seguir