Conheça as 10 ações na B3 que mais pagaram dividendos nos últimos 12 meses

Além de Petrobras, a lista da Quantum inclui papéis de menor visibilidade, como da fabricante de autopeças Metal Leve

A consultoria de dados financeiros Quantum divulgou nesta quarta-feira uma lista com as 10 ações listadas na B3 que mais pagaram dividendos.

Estão na lista ações que tiveram pelo menos uma negociação diário entre 28 de junho de 2023 e 28 de junho deste ano.

AçãoTickerSetor da empresaDividend yieldVariação do papel
Allied ALLD3Eletrônicos27,3%46,5%
Metal Leve LEVE3Automobilístico23,8%-5,3%
VulcabrasVULC3Calçados19,4%2,45%
Copasa CSMG3Saneamento17,3%20,2%
Petrobras PNPETR4Petróleo e gás17,1%47,8%
MitreMTRE3Construção civil16,8%-40,7%
BradesparBRAP4Holding16%-8,7%
Petrobras ONPETR3Petróleo e gás15,9%38,7%
Even EVEN3Construção civil15,4%17,1%
AurenAURE3Energia elétrica15,4%-1,95%
Fonte: Quantum

Por que o dividend yield é importante

Dividend yield (dividendo da ação) mede a rentabilidade dos dividendos de uma empresa em relação ao preço de suas ações.

Por exemplo: se uma ação comprada a R$ 10 e a empresa distribui R$ 2 em dividendo por ação, o dividend yield do papel é de 20% no período.

Investidores com perfil mais conservador e horizonte de mais longo prazo costumam recorrer a esse cálculo para selecionar seus papéis preferidos.

Os dados de um ano isoladamente, porém, podem não ser suficientes para classificar uma empresa como uma grande pagadora de dividendos.

Isso porque uma empresa pode pagar dividendos muito acima da média num determinado período, mas de forma extraordinária.

É o caso da Vulcabras, que no começo deste ano decidiu distribuir aos acionistas, além do dividendo de 2023, uma parte dos lucros do ano anterior, que estava guardado em caixa.

A própria Petrobras teve entre os fatores que a levaram a pagar valores recordes de dividendos nos últimos anos, lucros extraordinários com vendas de ativos.

Além disso, a petroleira se beneficiou de receitas maiores com a crescente produção no pré-sal e do repasse de preços internacionais maiores do petróleo.

Dessa forma, identificar empresas que tendem a pagar mais em dividendos deve incluir uma análise sobre o cenário da empresa, do setor em que atua e da economia, entre outros fatores.

Leia a seguir

Leia a seguir