Pirâmide financeira

Direto ao Ponto
Pirâmide financeira

É um modelo de negócio fraudulento e não sustentável. Nele, participantes se tornam membros de um esquema com promessas de ganho financeiro rápido e alto, mas acabam perdendo dinheiro em algum momento.

Veja este e outros vídeos explicando o bê-a-bá das finanças e investimentos no nosso canal do Youtube: youtube.com/sigaif

Uma história para você entender a pirâmide financeira 

Em novembro de 2020, a polícia do Rio de Janeiro prendeu Jonas Jaimovick, dono da JJ Invest e responsável por operar o maior esquema de pirâmide financeira do Brasil até agora. O prejuízo estimado de quem investiu no esquema chegou a R$ 170 milhões, com pelo menos 3 mil vítimas, incluindo artistas e atletas famosos. A promessa era tentadora: a operadora de investimento garantia aos clientes de 10% a 15% de lucro todo mês. 

Como funciona esse golpe? 

A expressão pirâmide vem do modelo deste negócio. Tudo começa com uma pessoa que convida um grupo para formar os “degraus” abaixo dela. Cada pessoa é responsável por recrutar seu próprio grupo. Os novos membros devem fazer um investimento inicial para entrar no esquema. Dessa forma, a base da pirâmide financeira, ou degraus inferiores, vão sustentando o topo. Ou seja, o lucro dos membros de cima não vem do retorno do investimento, mas das taxas pagas por quem entra no sistema. Com o tempo o negócio se torna insustentável, já que é impossível atrair novos participantes o suficiente para bancar toda a pirâmide. Aqueles que entram por último acabam se prejudicando e perdendo o investimento. Para se sustentar, o modelo teria que ser alimentado para sempre. 

Os esquemas de pirâmide financeira costumam ter sempre o mesmo discurso. Na maioria dos casos, eles prometem ganhos rápidos e fáceis. Os participantes são seduzidos pela narrativa de mudança de vida e de lucro. Além disso, um dos sinais mais claros de pirâmide é o foco no recrutamento de novos membros, além da ausência de um produto ou estrutura dessas instituições. Os discursos costumam ser confusos. De acordo com a lei 1.521/51, as pirâmides financeiras são consideradas crime contra a economia popular. 

Fatos sobre pirâmide financeira 

  • Um levantamento feito pelo CNDL e pelo SPC Brasil apontou que 11% dos brasileiros já perderam dinheiro com algum esquema de investimentos fraudulentos, como a pirâmide financeira. Mais da metade, 62%, não conseguiram recuperar o valor perdido. A pirâmide financeira é o tipo mais comum de fraude, citada por 55% dos consumidores. 
  • Charles Ponzi foi um dos precursores da pirâmide financeira. Na década de 1910, ele convenceu milhares de norte-americanos a investir seu dinheiro na compra de cupons postais estrangeiros, que seriam trocados por selos dos EUA a um preço maior. Ele prometia um ganho expressivo sobre o investimento dos participantes, mas na verdade alimentava uma pirâmide que foi descoberta e ficou conhecida como “Esquema Ponzi”. 
  • Os golpes não atingem apenas pessoas “comuns”. Diversas celebridades já caíram em esquemas de pirâmide financeira. Os atores Juliana Paes e Murilo Rosa, o comediante Sérgio Mallandro e o ex-jogador de futebol Luiz Fabiano são alguns dos nomes que já perderam dinheiro com golpes. 
  • O esquema de pirâmide financeira é crime em vários países do mundo, além do Brasil. Locais como China, Estados Unidos, Japão e Europa têm punições que envolvem o pagamento de multas e condenações com detenção de anos.  

Glossário  Investimentos Ir para: Verbetes

Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira

Direto ao Ponto
Ifix

O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX) foi criado em 2012 pela B3 para mostrar o retorno médio dos fundos imobiliários.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
NFTs

NFTs (tokens não fungíveis) são certificados de propriedade de um ativo que não pode ser substituído nem compartilhado.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
LIG

LIG (Letra Imobiliária Garantida) é um ativo de renda fixa destinado a financiar o mercado habitacional. …

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Acionista

Acionista é o investidor pessoa física ou jurídica que tem uma ou mais ações – ou até frações - de uma empresa.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Alavancagem

Alavancagem é o empréstimo tomado por investidores e empresas que queiram movimentar um valor superior ao que se tem em conta.…

Leia Mais Ir para:
Swiper Próximo
Swiper Anterior

Você também pode gostar 🔽

Valor Econômico Atualizado em 19.ago.2022 às 06h41
Megaleilão do Tesouro pressiona mercado

Emissão de R$ 16,7 bi em LTNs e NTN-Fs, concentrada em títulos mais longos, resultou em taxas mais altas no mercado de juros

André Franco Atualizado em 19.ago.2022 às 06h34
Meme coins: vale a pena investir?

Nos ciclos de alta, é normal que ‘versões B’ de uma criptomoeda sejam criadas

Mário Mesquita Atualizado em 19.ago.2022 às 06h33
Opinião: A economia brasileira em 2022 e 2023

Dados fatores internos e externos, não é baixa a probabilidade de o PIB retroceder no ano que vem

Redação IF Publicado em 18.ago.2022 às 16h51
Juros futuros fecham em alta após megaleilão do Tesouro

Os juros futuros encerraram o pregão desta quinta-feira (18) em alta, na contramão dos rendimentos dos títulos do Tesouro americano

Anne Dias Atualizado em 18.ago.2022 às 17h52
Conheça a história de uma das mulheres mais importantes do mercado financeiro

Na estreia do Perfil IF, Roberta Anchieta fala com ternura como conquistou a diretoria de administração fiduciária do Itaú Unibanco

Itaú Meu Negócio