Open finance

Direto ao Ponto
Open finance

O open finance é uma iniciativa do Banco Central (BC) para compartilhar seus dados entre instituições financeiras. Tudo só pode ser feito com a sua permissão. Você, então, passa a receber ofertas de tarifas bancárias, opções de investimentos e uma gama de serviços de outros bancos, sem ser cliente deles até então.

Qual é a diferença entre o open finance e open banking?

O open finance está sendo apontado pelo mercado financeiro como uma evolução do open banking. Enquanto o open banking é o compartilhamento de dados e serviços bancários, o open finance opera de uma forma mais ampla e inclui grande parte do sistema financeiro nacional, como cooperativas de crédito e corretoras de valores. Veja detalhes do open banking aqui.

Para que foi criado o open finance?

A lógica do open finance segue a mesma da do open banking: estimular a concorrência no sistema financeiro e, com isso, baratear os custos para você. Então, você pode receber ofertas de tarifas bancárias ou até aumento de limite no cartão de crédito, opções de investimentos, comparar rentabilidades de previdência privada, ter acesso a financiamentos mais baratos, enfim, tudo em apenas um aplicativo.

Ambos sistemas dependem do seu OK final para prosseguir com o compartilhamento dos seus dados. Então, é você quem escolhe quando, com quais instituições e por quanto tempo vai disponibilizar suas informações com bancos e afins, todos regulados pelo Banco Central. O mercado como um todo está vendo essa mudança como uma boa alternativa para você, que se torna de fato dono dos seus próprios dados.

Tudo está nas suas mãos

Como não poderia deixar de ser diferente, você não tem custo nenhum para fazer parte do open finance nem do open banking. É tudo de graça. E claro: você pode proibir o compartilhamento das suas informações a qualquer momento. O BC garante a sua autonomia em todo o processo, e fiscaliza as instituições por ele reguladas.

O open finance é seguro?

Sim. E é bom você saber que todo o sistema, tanto do open finance quanto do open banking, está configurado dentro dos padrões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que garante a segurança das transações.

Como fazer parte?

Se você achar que vale a pena ter seus dados compartilhados e analisados pelas instituições financeiras, você deve informar ao seu banco que você está de acordo com o novo sistema. Depois disso, a instituição entra em contato com você, reforça a necessidade do seu consentimento para poder compartilhar seus dados e para que você possa receber propostas de serviços e produtos financeiros da concorrência.

Fique atento: tudo isso tem que acontecer no ambiente da instituição financeira, ou seja, pelo site oficial do banco, ou pelo aplicativo da instituição.

Glossário  Bancos Ir para: Verbetes

Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira

Direto ao Ponto
Banco Central (BC)

Banco Central é a instituição responsável por gerir o sistema financeiro de um país, protegendo o poder de compra da moeda e a estabilidade da política econômica.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Pix

Pix é um meio de pagamento instantâneo, disponível a qualquer hora e dia. É gratuito para pessoas físicas, mas os bancos podem cobrar para que empresas usem o serviço. …

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
FED

Federal Reserve Bank (FED) é o Banco Central dos Estados Unidos e é o responsável pela política monetária daquele país.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Fintech

Fintech é uma empresa que desenvolve produtos financeiros digitais.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia projetos que tenham caráter socioeconômico.…

Leia Mais Ir para:
Swiper Próximo
Swiper Anterior

Você também pode gostar 🔽

Visão de Líder Atualizado em 15.ago.2022 às 11h00
‘Não tem mágica. Investir é uma maratona, não uma corrida de cem metros’, diz Roberto Setubal no Visão de Líder

Em entrevista exclusiva à Inteligência Financeira, o copresidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, Roberto Setubal, fala sobre as perspectivas e os desafios para o Brasil e o mundo, e conta o que mudou no banco em seus 23 anos como CEO – e o que o banco mudou nele

8 min
íon Itaú Atualizado em 15.ago.2022 às 08h54
Análise Técnica só para profissionais? “Isso é um mito”

Com poucos recursos, já é possível sentir o mercado pelos gráficos segundo o estrategista de ações do Itaú

4 min
Redação IF Publicado em 11.ago.2022 às 19h13
Presidente do BC diz que não é verdade que os bancos perdem dinheiro com o Pix

Nas últimas semanas, Bolsonaro criticou os bancos dizendo que as instituições financeiras perdiam dinheiro com o Pix e, por isso, assinaram o manifesto pela democracia

2 min
Redação IF Publicado em 08.ago.2022 às 11h41
Banco Pan tem queda de 4% no lucro e alta de 63,5% em custo com provisão para inadimplência

Número de clientes saltou 69% no segundo trimestre de 2022 ante igual período de 2021, para 20,9 milhões

1 min
Itaú Meu Negócio