IGP-M

O Índice Geral de Preços do Mercado é um indicador de inflação e balisa, por exemplo, os contratos de aluguel.

Quem mora em um imóvel alugado já conhece a cena: todo ano o proprietário avisa que vai corrigir o aluguel de acordo com o IGP–M do ano anterior e, dependendo do número, o valor da locação pode chegar nas alturas. Só deixando claro que não é uma surpresa o proprietário fazer isso. Vem especificado no contrato. O IGP-M também é usado para reajustar contas de luz. Daí a importância do indicador no nosso cotidiano. 

Como é calculado? 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a responsável pelo cálculo do IGP-M. Ela faz uma pesquisa no Brasil inteiro para saber a variação dos preços e descobre os valores de vários produtos em alguns estados do país. Para você ter uma ideia, a pesquisa cobre setores que vão da indústria à construção civil, passando pela agricultura, comércio varejista e serviços profissionais prestados nas casas das pessoas. Esse acompanhamento dos preços acontece todo santo mês, começando no dia 21 e terminando no dia 20 do mês seguinte.

Três índices com pesos diferentes compõem o cálculo do IGP-M: o IPA-M (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), com peso de 60%; IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30%; e INCC-M (Índice Nacional de Custo de Construção), com peso de 10% na inflação do aluguel. 

– Ilustração: Renata Miwa

IGP-M x IPCA

A inflação oficial do Brasil é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Enquanto o IGP-M calcula todas as etapas de um produto – da fabricação à venda – o IPCA registra apenas os preços finais, mirando 90% das famílias que vivem em áreas urbanas. 

Ao final de um período, o IGP-M costuma apresentar variações maiores que o IPCA. Isto porque ao medir os preços em toda a cadeia produtiva, o IGP-M é mais afetado pela alta do dólar. Quando uma empresa tem um custo maior para produzir algo mas não sobe o preço para o consumidor, não há impacto no IPCA, enquanto o IGP-M registra o custo maior para o fabricante. 

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD)

A PNAD, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o indicador que mostra a força de trabalho no curto, médio e longo prazos em todo território nacional e regionalmente.…

Leia Mais Ir para: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD)
Direto ao Ponto D+0, D+1, D+2

D+0 (ou D0), D+1 (ou D1), D+2 (ou D2) são prazos de resgate de investimentos, considerando apenas dias úteis. As siglas representam a quantidade de dias para o dinheiro cair na conta do investidor. …

Leia Mais Ir para: D+0, D+1, D+2
Direto ao Ponto Day trade

Day trade é comprar e vender ações várias vezes em um mesmo dia de negociação da bolsa de valores.…

Leia Mais Ir para: Day trade
Direto ao Ponto Valuation

Valuation - ou avaliação de empresas, em tradução livre - é o processo de calcular o valor de uma empresa. É útil para investidores que negociam ações na Bolsa e empreendedores que vendem ou compram um negócio.…

Leia Mais Ir para: Valuation
Direto ao Ponto Acionista

Acionista é o investidor pessoa física ou jurídica que tem uma ou mais ações – ou até frações - de uma empresa.…

Leia Mais Ir para: Acionista
Direto ao Ponto Ibovespa

Ibovespa é o principal índice da Bolsa de Valores brasileira. Ele é uma carteira teórica com as principais ações do Brasil e serve como um termômetro do mercado de renda variável. É como se o investidor comprasse as ações mais importantes da Bolsa brasileira, em diferentes quantidades, de modo a investir na parte mais representativa do mercado acionário local.…

Leia Mais Ir para: Ibovespa

Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 28.mar.2024 às 16h27
Campos Neto: respeitamos todas as críticas, mas missão do BC é trazer inflação para meta

Presidente do BC respondeu às críticas feitas pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, por causa do teor da ata do Copom

Lucas Andrade Publicado em 28.mar.2024 às 14h59
Preço do azeite será o vilão do almoço de Páscoa em 2024, mostra levantamento da XP

Valorização do cacau no mercado internacional também pressiona os preços de chocolate em barra e bombom neste ano

Raphael Coraccini Publicado em 28.mar.2024 às 10h37
Ibovespa cai 4,5% no 1º trimestre após perdas em março; dólar sobe 3% no ano

Bolsa de valores hoje: veja o desempenho do dólar e do Ibovespa nesta quinta-feira, último dia útil do primeiro trimestre de 2024

Redação IF Publicado em 28.mar.2024 às 10h32
PIB dos EUA cresce 3,4% no 4º trimestre de 2023, após revisão para cima

O resultado ficou acima da estimativa anterior, de alta de 3,2%, e também da previsão de analistas consultados pela FactSet, de aumento de 3,3%

Raphael Coraccini Publicado em 26.mar.2024 às 10h37
Ibovespa tem variação negativa de 0,05% com Petrobras, Vale e frigoríficos no vermelho

Bolsa de valores hoje: veja o comportamento do Ibovespa e do dólar nesta terça-feira (26) e o que movimentou os preços dos ativos

Lucas Andrade Publicado em 26.mar.2024 às 10h18
Boletim Focus: projeção do PIB 2024 sobe mais uma vez, agora para 1,85%

Novo relatório do Banco Central traz ainda um alívio na previsão do IPCA no encerramento do ano

Lucas Andrade Publicado em 26.mar.2024 às 09h00
IPCA-15 desacelera a 0,36% em março; maior pressão no mês veio de alimentos

Taxa em 12 meses da prévia da inflação recuou a 4,14%; abaixo do teto da meta esperada para o ano, de 4,50%

Lucas Andrade Publicado em 26.mar.2024 às 08h26
Volatilidade, flexibilidade e credibilidade: os motivos para o Copom mudar a sinalização sobre os próximos passos da Selic

Ata destaca que integrantes do colegiado avaliam que o 'cenário requer maior flexibilidade para conduzir a política monetária'

3 min.
Clique e veja mais

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!

< Voltar ao site