Estagflação

A estagflação acontece quando uma economia passa por uma queda da atividade ao mesmo tempo em que os preços disparam. O termo é a junção das palavras “estagnação” e “inflação”.

Um cenário de estagflação é difícil de ser revertido, já que quando a economia desacelera, o emprego fica escasso, enquanto o custo de vida sobe. Ou seja, as pessoas ficam desempregadas, os preços em geral, como nos supermercados, postos de combustível e farmácias, só crescem e a produção do país se deteriora.

Difícil de acontecer

A estagflação não é um cenário comum, já que a tendência é que o desemprego e a inflação caminhem em direções opostas. Ou seja, se o desemprego cai, a inflação sobe, e vice-versa. Quando um país produz muitos postos de trabalho, as pessoas começam a ganhar e consumir mais. Isso faz com que os preços subam – aí está a inflação. Os governos adotam medidas para conter a alta dos preços, como o aumento dos juros. Acontece que essas medidas reduzem a oferta de emprego.

Um fator que ajuda na construção do cenário de estagflação é a desvalorização rápida da moeda local. No Brasil, quando o dólar está nas alturas as empresas podem aumentar a lucratividade exportando mais. Isso causa um desabastecimento por aqui e faz com que os preços subam sem que a economia esteja aquecida.

Origem e exemplos famosos de estagflação

O político britânico Iain Macleod foi o primeiro a usar o termo stagflation (stagnation + inflation). Ele discursava sobre o cenário econômico do Reino Unido em 1965 quando uniu as duas palavras. Apesar do termo ter sido usado somente na década de 1960, a estagflação já havia dado as caras antes disso.

Depois da derrota na Primeira Guerra, em 1918, a Alemanha comprometeu sua economia para pagar os empréstimos que tomou para bancar a infraestrutura militar. Os alemães imprimiram dinheiro em grande quantidade, o que fez 1 dólar valer 4,2 milhões de marcos alemães. Ao mesmo tempo, parte da população do país passou a viver na miséria em meio ao grande desemprego que atingiu a economia alemã.

Na década de 1970, Estados Unidos e Reino Unido passaram pela estagflação com o choque do petróleo, quando países árabes suspenderam a exportação de petróleo aos EUA para retaliar a decisão dos norte-americanos de apoiar militarmente Israel.

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Teto de gastos

Teto de gastos é um mecanismo que surgiu em 2016 e passou a ser aplicado em 2017, que nasceu com a missão de evitar o aumento da relação dívida pública/PIB. As despesas e os investimentos do governo ficam, assim, limitados aos mesmos valores gastos nos 12 meses anteriores terminados em junho e corrigidos pelo IPCA.…

Leia Mais Ir para: Teto de gastos
Direto ao Ponto Balança Comercial

A diferença entre o valor adquirido com as exportações e o valor gasto com as importações em um país é chamado de balança comercial.…

Leia Mais Ir para: Balança Comercial
Direto ao Ponto Alavancagem

Alavancagem é o empréstimo tomado por investidores e empresas que queiram movimentar um valor superior ao que se tem em conta.…

Leia Mais Ir para: Alavancagem
Direto ao Ponto After market

After-market é o termo em inglês para as negociações que acontecem após o fechamento do mercado. Ele também é conhecido como after hours. No caso da Bolsa de Valores brasileira, que encerra o pregão às 17h, ele acontece das 17h30 às 18h.…

Leia Mais Ir para: After market
Direto ao Ponto Moeda única do Mercosul

A ideia é que as nações que fazem parte do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) usem a mesma moeda para transações comerciais. Dessa forma, ficaria mais fácil o pagamento, o comércio, as transferências financeiras e os negócios transacionados entre empresas e a população que estão dentro da organização.…

Leia Mais Ir para: Moeda única do Mercosul
Direto ao Ponto LIG

LIG (Letra Imobiliária Garantida) é um ativo de renda fixa destinado a financiar o mercado habitacional. …

Leia Mais Ir para: LIG

Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 16.abr.2024 às 11h23
O que deve fazer o PIB do Brasil crescer acima de 2% em 2024, segundo o FMI

Fundo melhorou a estimativa de expansão da economia do país neste ano de 1,7% para 2,2%

Lucas Andrade Publicado em 16.abr.2024 às 08h56
Mercado sobe projeção da Selic em 2024, mostra Boletim Focus

Houve ainda melhoras nas estimativas para o IPCA e para o PIB neste ano

Renato Jakitas Publicado em 14.abr.2024 às 11h58
Com inflação persistente, fundo soberano de US$ 80 bi compra ações de Walmart (WALM34) e Kroger (K1RC34)

O fundo também comprou ações da montadora de automóveis Ford Motor (FDMO34) e, no campo oposto, reduziu sua participação na Pfizer (PFIZ34)

Raphael Coraccini Publicado em 12.abr.2024 às 17h22
Dólar atinge maior patamar em 2024 e mercado revê projeções; o que pode acontecer com câmbio até final do ano?

Dólar hoje: veja o quanto a moeda bateu na máxima do dia e quais as novas projeções da moeda para o ano, segundo especialistas

7 min.
Lucas Andrade Publicado em 12.abr.2024 às 10h47
Itaú sobe projeção da Selic terminal, com chance de ciclo de cortes dos juros terminar antes

Para o banco, no cenário global, a inflação alta e a atividade econômica forte vão adiar a queda das taxas nos Estados Unidos

Lucas Andrade Publicado em 11.abr.2024 às 06h00
Morning call: mercado passa a avaliar chance de Fed não cortar os juros em 2024

Na agenda de indicadores, dia tem dados do varejo no Brasil, inflação ao produtor nos Estados Unidos e decisão de política monetária na zona do euro

Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!
Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site