Estagflação

Direto ao Ponto
Estagflação

A estagflação acontece quando uma economia passa por uma queda da atividade ao mesmo tempo em que os preços disparam. O termo é a junção das palavras “estagnação” e “inflação”.

Um cenário de estagflação é difícil de ser revertido, já que quando a economia desacelera, o emprego fica escasso, enquanto o custo de vida sobe. Ou seja, as pessoas ficam desempregadas, os preços em geral, como nos supermercados, postos de combustível e farmácias, só crescem e a produção do país se deteriora.

Difícil de acontecer

A estagflação não é um cenário comum, já que a tendência é que o desemprego e a inflação caminhem em direções opostas. Ou seja, se o desemprego cai, a inflação sobe, e vice-versa. Quando um país produz muitos postos de trabalho, as pessoas começam a ganhar e consumir mais. Isso faz com que os preços subam – aí está a inflação. Os governos adotam medidas para conter a alta dos preços, como o aumento dos juros. Acontece que essas medidas reduzem a oferta de emprego.

Um fator que ajuda na construção do cenário de estagflação é a desvalorização rápida da moeda local. No Brasil, quando o dólar está nas alturas as empresas podem aumentar a lucratividade exportando mais. Isso causa um desabastecimento por aqui e faz com que os preços subam sem que a economia esteja aquecida.

Origem e exemplos famosos de estagflação

O político britânico Iain Macleod foi o primeiro a usar o termo stagflation (stagnation + inflation). Ele discursava sobre o cenário econômico do Reino Unido em 1965 quando uniu as duas palavras. Apesar do termo ter sido usado somente na década de 1960, a estagflação já havia dado as caras antes disso.

Depois da derrota na Primeira Guerra, em 1918, a Alemanha comprometeu sua economia para pagar os empréstimos que tomou para bancar a infraestrutura militar. Os alemães imprimiram dinheiro em grande quantidade, o que fez 1 dólar valer 4,2 milhões de marcos alemães. Ao mesmo tempo, parte da população do país passou a viver na miséria em meio ao grande desemprego que atingiu a economia alemã.

Na década de 1970, Estados Unidos e Reino Unido passaram pela estagflação com o choque do petróleo, quando países árabes suspenderam a exportação de petróleo aos EUA para retaliar a decisão dos norte-americanos de apoiar militarmente Israel.

Glossário  Economia Ir para: Verbetes

Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira

Direto ao Ponto
Balança Comercial

A diferença entre o valor adquirido com as exportações e o valor gasto com as importações em um país é chamado de balança comercial.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Banco Central (BC)

Banco Central é a instituição responsável por gerir o sistema financeiro de um país, protegendo o poder de compra da moeda e a estabilidade da política econômica.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
FED

Federal Reserve Bank (FED) é o Banco Central dos Estados Unidos e é o responsável pela política monetária daquele país.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Teto de gastos

Teto de gastos é um mecanismo que surgiu em 2016 e passou a ser aplicado em 2017, que nasceu com a missão de evitar o aumento da relação dívida pública/PIB. As despesas e os investimentos do governo ficam, assim, limitados aos mesmos valores gastos nos 12 meses anteriores terminados em junho e corrigidos pelo IPCA.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Pro rata

Pro rata, ou pro-rata, é um termo usado no mundo da contabilidade, economia, direito e finanças que indica divisões iguais de um valor. A distribuição de dividendos entre acionistas é um exemplo de pro rata.…

Leia Mais Ir para:
Swiper Próximo
Swiper Anterior

Você também pode gostar 🔽

Redação IF Publicado em 19.ago.2022 às 08h50
Streaming passa televisão a cabo em audiência pela primeira vez nos EUA

O tempo gasto pelos americanos nas plataformas em julho chegou a 191 bilhões de minutos por semana

Valor Econômico Atualizado em 19.ago.2022 às 06h41
Megaleilão do Tesouro pressiona mercado

Emissão de R$ 16,7 bi em LTNs e NTN-Fs, concentrada em títulos mais longos, resultou em taxas mais altas no mercado de juros

Valor Econômico Atualizado em 19.ago.2022 às 06h40
Leilão de aeroportos arrecada R$ 2,72 bilhões em outorgas

Única interessada no bloco liderado por Congonhas, a espanhola Aena arrematou o lote com ágio de 231%. O certame também marcou a estreia da XP Asset no setor aeroportuário

Mário Mesquita Atualizado em 19.ago.2022 às 06h33
Opinião: A economia brasileira em 2022 e 2023

Dados fatores internos e externos, não é baixa a probabilidade de o PIB retroceder no ano que vem

Denyse Godoy Atualizado em 19.ago.2022 às 06h13
IF Hoje: Resultado da Pesquisa Datafolha alimenta preocupação dos investidores com risco fiscal

Mercado teme que presidente Jair Bolsonaro (PL), em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto para a eleição de 2022, lance mais benefícios sociais, ampliando os gastos do governo

Itaú Meu Negócio