Monitor do PIB-FGV

O Monitor do PIB do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) estima mensalmente o PIB brasileiro em volume e em valor. Isso porque a base de cálculos do levantamento usa a mesma metodologia das Contas Nacionais apuradas pelo IBGE, que também faz o levantamento do PIB.

A série do Monitor do PIB-FGV começou no ano 2000 e incorpora todas as informações disponíveis das Contas Nacionais. Além disso, ele tem informações das Contas Nacionais Trimestrais até o último trimestre divulgado. O indicador passa por ajustes sempre que há mudanças metodológicas a cada trimestre.

Ou seja: as médias trimestrais do Monitor do PIB-FGV serão iguais aos indicadores trimestrais, sem ajuste sazonal, das Contas Nacionais Trimestrais. Nos trimestres calendário, o cálculo usa como base os mesmos modelos do IBGE para calcular as séries com ajuste sazonal.

Para o ajuste sazonal mensal, o modelo utilizado é o mensal do IBC-Br, para os trimestres móveis a FGV usa a média dos ajustes mensais.

Assim, as estimativas do Monitor do PIB-FGV antecedem os resultados das Contas Nacionais Trimestrais nos meses em que este é divulgado. E, nos meses em que não há divulgação, o Monitor representa uma antecipação do PIB.

O que o Monitor do PIB-FGV mostra

O Monitor do PIB-FGV descreve os principais resultados colhidos, com gráficos e tabela de volume, dos três setores de atividade: agropecuária, indústria e serviços. Além disso, o levantamento traz o Valor Adicionado a preços básicos, impostos sobre produtos, PIB e seus componentes.

O Monitor do PIB-FGV, aliás, mostra dados que o IBGE não divulga, mas que ajudam no entendimento das demandas domésticas e externas, tais como:

  • Consumo das Famílias, com bens de consumo duráveis, semiduráveis, não duráveis e serviços;
  • Formação Bruta de Capital Fixo em máquinas e equipamentos, construção e outros;
  • Exportações e importações em produtos agropecuários, para extração mineral, industrializados de consumo e de uso intermediário, bens de capitais e serviços.

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Alavancagem

Alavancagem é o empréstimo tomado por investidores e empresas que queiram movimentar um valor superior ao que se tem em conta.…

Leia Mais Ir para: Alavancagem
Direto ao Ponto Zerar posição

Zerar posição acontece sempre que você vende todos os seus investimentos. No mercado de ações, por exemplo, quando você zera sua posição, você está emitindo uma ordem de venda de todos os papéis que você tem em carteira.…

Leia Mais Ir para: Zerar posição
Direto ao Ponto Valuation

Valuation - ou avaliação de empresas, em tradução livre - é o processo de calcular o valor de uma empresa. É útil para investidores que negociam ações na Bolsa e empreendedores que vendem ou compram um negócio.…

Leia Mais Ir para: Valuation
Direto ao Ponto Balanço patrimonial

Balanço patrimonial é um relatório que descreve as situação financeira de uma empresa e todas suas movimentações no período, normalmente um trimestre. Em resumo: um balanço de uma empresa é como uma "selfie sem filtro" das informações contábeis que o acionista investidor deve acompanhar.…

Leia Mais Ir para: Balanço patrimonial
Direto ao Ponto Ebitda

Ebitda (Earning Before Interest Taxes, Depreciation and Amortization) significa: lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, formando a sigla Lajida (mas ela não pegou e quase ninguém usa no mercado financeiro).…

Leia Mais Ir para: Ebitda
Direto ao Ponto Juros sobre capital próprio (JCP)

Juros sobre capital próprio (JCP) é uma maneira de empresas de capital aberto distribuir lucro aos investidores. Os JCP são semelhantes aos dividendos, com diferença no Imposto de Renda, e foram inventados pelo mercado financeiro brasileiro.…

Leia Mais Ir para: Juros sobre capital próprio (JCP)

Você também pode gostar
Fernando M. Gonçalves Publicado em 27.mar.2024 às 07h05
Trump de novo? O que esperar?

E mais: popularidade de Biden pode ser afetada pela elevação da inflação

PodInvestir Publicado em 23.mar.2024 às 07h00
100 dias de Javier Milei: presidente tem até junho para fazer país decolar, diz gestor argentino

PodInvestir entrevistou gestor que trabalhou com presidente da Argentina e faz análise sobre as chances do pais

Redação IF Publicado em 21.mar.2024 às 07h52
Pesquisa da Genial/Quest: cresce no mercado financeiro a avaliação negativa do governo

A avaliação, entre os executivos do mercado financeiro, "regular" da gestão do petista caiu de 39% para 30%, enquanto que o índice de aprovação encolheu de 9% para 6%

3 min.
Pedro Knoth Publicado em 20.mar.2024 às 20h00
Postura do Copom aumenta risco da Selic terminal cair menos em 2024

Mercado vê comunicado do braço de política monetária do BC como 'duro'; risco de Selic acima de 9% para 2024 sobe entre agentes

4 min.
Redação IF Publicado em 19.mar.2024 às 12h25
Não me arrependo de ter votado em Lula, mas esperava mais, diz Arminio Fraga

Fundador da gestora Gávea Investimentos não vê Brasil entrando em 'trajetória espetacular de crescimento'

2 min.
Lucas Andrade Publicado em 19.mar.2024 às 08h49
Projeção de crescimento do PIB em 2024 avança a 1,80%, mostra Boletim Focus

Essa é a quinta vez seguida que o mercado financeiro melhora a estimativa de expansão da economia no ano

Redação IF Publicado em 18.mar.2024 às 16h10
Haddad: Política econômica responsável guia expectativas do mercado

Em reunião ministerial, titular da Fazenda destacou a melhora nas projeções dos indicadores econômicos no começo de 2024

3 min.
Clique e veja mais

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!

< Voltar ao site