Monitor do PIB-FGV

Direto ao Ponto
Monitor do PIB-FGV

O Monitor do PIB do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) estima mensalmente o PIB brasileiro em volume e em valor. Isso porque a base de cálculos do levantamento usa a mesma metodologia das Contas Nacionais apuradas pelo IBGE, que também faz o levantamento do PIB.

A série do Monitor do PIB-FGV começou no ano 2000 e incorpora todas as informações disponíveis das Contas Nacionais. Além disso, ele tem informações das Contas Nacionais Trimestrais até o último trimestre divulgado. O indicador passa por ajustes sempre que há mudanças metodológicas a cada trimestre.

Ou seja: as médias trimestrais do Monitor do PIB-FGV serão iguais aos indicadores trimestrais, sem ajuste sazonal, das Contas Nacionais Trimestrais. Nos trimestres calendário, o cálculo usa como base os mesmos modelos do IBGE para calcular as séries com ajuste sazonal.

Para o ajuste sazonal mensal, o modelo utilizado é o mensal do IBC-Br, para os trimestres móveis a FGV usa a média dos ajustes mensais.

Assim, as estimativas do Monitor do PIB-FGV antecedem os resultados das Contas Nacionais Trimestrais nos meses em que este é divulgado. E, nos meses em que não há divulgação, o Monitor representa uma antecipação do PIB.

O que o Monitor do PIB-FGV mostra

O Monitor do PIB-FGV descreve os principais resultados colhidos, com gráficos e tabela de volume, dos três setores de atividade: agropecuária, indústria e serviços. Além disso, o levantamento traz o Valor Adicionado a preços básicos, impostos sobre produtos, PIB e seus componentes.

O Monitor do PIB-FGV, aliás, mostra dados que o IBGE não divulga, mas que ajudam no entendimento das demandas domésticas e externas, tais como:

  • Consumo das Famílias, com bens de consumo duráveis, semiduráveis, não duráveis e serviços;
  • Formação Bruta de Capital Fixo em máquinas e equipamentos, construção e outros;
  • Exportações e importações em produtos agropecuários, para extração mineral, industrializados de consumo e de uso intermediário, bens de capitais e serviços.

Glossário  Índices Ir para: Verbetes

Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira

Direto ao Ponto
Ifix

O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX) foi criado em 2012 pela B3 para mostrar o retorno médio dos fundos imobiliários.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central)

O IBC-Br é divulgado todos os meses pelo Banco Central (BC) desde março de 2010. O objetivo do índice é mensurar a evolução da atividade econômica do país e ajudar na estratégia de política monetária.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Dow Jones

Dow Jones Industrial Average, conhecido como Dow Jones, é um dos principais índices acionários do mundo. Ele acompanha o desempenho das 30 principais ações listadas na Bolsa de Valores dos Estados Unidos e é um dos termômetros mais utilizados por investidores para se medir o sentimento de Wall Street. …

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
CDI

CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é benchmark para grande parte dos investimentos de renda fixa e ainda serve como termômetro para quase todas as aplicações no Brasil. …

Leia Mais Ir para:
Swiper Próximo
Swiper Anterior

Você também pode gostar 🔽

Redação IF Publicado em 30.jul.2022 às 18h45
Inflação medida pelo IPCA pode ser negativa com redução da gasolina

Economistas evitam baixar projeções para a inflação do ano devido a outros fatores de pressão

Redação IF Publicado em 19.jul.2022 às 07h15
Bolsa de Valores: corretora lista 10 ações para você ficar de olho

Ativa levou em consideração a alta volatilidade e o risco de cada papel

Redação IF Publicado em 11.jul.2022 às 09h51
Bolsas europeias operam em queda com aumento de casos de covid na China

Bolsas asiáticas fecharam hoje no vermelho, também por conta do coronavírus

Itaú Meu Negócio