Circuit breaker

O circuit breaker é um mecanismo de proteção acionado pelas Bolsas de Valores. O objetivo é suspender temporariamente todas as negociações quando há uma queda brusca dos índices durante o pregão em relação ao fechamento anterior.

O instrumento do circuit breaker é usado no mercado financeiro em uma situação de alta instabilidade, para tentar conter o pânico e amenizar as perdas dos investidores com o tombo das ações. 

Como tudo começou? 

O dia 19 de outubro de 1987 não foi um dia qualquer na Bolsa americana. Tanto que ele foi batizado de Black Monday. Tudo porque o índice Dow Jones desabou 22,6%, pressionado pelos sinais de que a economia dos Estados Unidos não ia bem e os temores de um desabastecimento de petróleo por fatores geopolíticos. O pior crash da Bolsa americana serviu de gatilho para a idealização do circuit breaker. A intenção dos reguladores era que o dispositivo funcionasse como uma barreira em momentos de desestabilização.

Quais são os principais índices que o investidor tem que ficar de olho
– Ilustração: Marcelo Andreguetti

Os estágios do circuit breaker

Por aqui, o mecanismo só começou a ser usado em 1997. E como o circuit breaker funciona? O primeiro disparo ocorre quando o Ibovespa cai 10% na comparação com o pregão da véspera. Todas as ordens de compra e venda automáticas são canceladas por 30 minutos. Os negócios são retomados e caso a desvalorização atinja 15%, a sessão é novamente interrompida por 1 hora. Na reabertura, o pregão pode ser pausado por tempo indeterminado se as perdas não derem trégua e superarem 20%. A B3 fica responsável por definir se e quando as operações serão restabelecidas. 

Ainda como regra, o circuit breaker não pode ser acionado nos trinta minutos finais do pregão. Se ocorrer na última hora, o encerramento da Bolsa tende a ser prorrogado por até 30 minutos. 

Antes da crise da covid-19, o circuit breaker já havia sido acionado 18 vezes na Bolsa brasileira – sendo a maior parte por influência do mau humor internacional. As três primeiras vezes foram entre outubro e novembro de 1997, na crise da Ásia. No ano seguinte, com a moratória da Rússia, foram seis acionamentos entre agosto e setembro de 1998. A crise do subprime nos Estados Unidos gerou cinco circuit breakers entre setembro e outubro de 2008. 

As outras circunstâncias ocorreram por turbulências na economia e na política local. A forte desvalorização do real em janeiro de 1999, quando o país deixou de controlar o preço do dólar e adotou o câmbio flutuante, provocou paralisações de 30 minutos nos pregões de 13 e 14 de janeiro. A última vez antes da pandemia que a Bolsa brasileira havia afundado mais de 15% foi em 18 de maio de 2017, no já histórico Joesley Day

Conheça outras três quedas históricas da Bolsa brasileira 

  1. O pior fechamento do mercado nacional de ações foi em 21 de março de 1990, quando o Ibovespa desabou 22,27%. O motivo foi o confisco das cadernetas de poupança anunciado em um dos planos econômicos do então presidente Fernando Collor de Mello; 
  1. A recessão dos tigres asiáticos fez o Ibovespa afundar 14,98% em 27 de outubro de 1997. O pânico foi a causa de o circuit breaker finalmente ser adotado na bolsa brasileira; 
  1. Em 11 de setembro de 2001, em razão dos atentados terroristas nos Estados Unidos, o pregão foi encerrado às 11h15 sem a imposição do circuit breaker, quando o Ibovespa caía 9,18%. 

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Blockchain

Blockchain é um sistema que faz duas coisas importantes: registra e rastreia transações de ativos, tudo de maneira online. Esses ativos podem ser tangíveis, como bens materiais, ou intangíveis, como patentes, direitos autorais, transferências e outros documentos. O que torna a blockchain diferente de outros meios de registro é a segurança, já que as informações são distribuídas e criptografadas, reduzindo o risco de invasões. …

Leia Mais Ir para: Blockchain
Direto ao Ponto Boletim Focus

O Boletim Focus é divulgado pelo Banco Central toda segunda-feira, às 8h30, com projeções considerando as expectativas de especialistas do mercado financeiro para o PIB, IPCA, IGP-M, Selic, câmbio, entre outros indicadores. Por que ele é importante? Porque o Focus é considerado um termômetro para se entender o momento e os rumos da economia brasileira.…

Leia Mais Ir para: Boletim Focus
Direto ao Ponto Circuit breaker

O circuit breaker é um mecanismo de proteção acionado pelas Bolsas de Valores. O objetivo é suspender temporariamente todas as negociações quando há uma queda brusca dos índices durante o pregão em relação ao fechamento anterior. …

Leia Mais Ir para: Circuit breaker
Direto ao Ponto Fed (Federal Reserve)

Federal Reserve Bank (FED) é o Banco Central dos Estados Unidos e é o responsável pela política monetária daquele país.…

Leia Mais Ir para: Fed (Federal Reserve)
Direto ao Ponto Credit default swap (CDS) ou Risco-país

CDS (credit default swap) é a troca de risco de crédito. O CDS é um contrato derivativo que funciona como um seguro para quem empresta dinheiro. Por levar em sua precificação o risco de inadimplência do tomador do empréstimo, o CDS é muito usado como termômetro para o risco de um país. …

Leia Mais Ir para: Credit default swap (CDS) ou Risco-país
Direto ao Ponto CDI

CDI é benchmark para grande parte dos investimentos de renda fixa e ainda serve como termômetro para as aplicações; saiba como ele funciona…

Leia Mais Ir para: CDI

Você também pode gostar
Raphael Coraccini Publicado em 28.mar.2024 às 18h25
Ações em alta: Marfrig sobe quase 13% e lidera ganhos no dia; Azul tem a pior queda

Ações em alta: Veja as dez ações do Ibovespa com os maiores ganhos do dia; saiba também quais empresas tiveram as piores quedas

Redação IF Publicado em 28.mar.2024 às 11h15
4T2023 das aéreas: Azul (AZUL4) tem salto no lucro; Gol (GOLL4) fica no prejuízo

Confira os fatores que influenciaram os resultados das duas companhias listadas na bolsa brasileira

Raphael Coraccini Publicado em 28.mar.2024 às 10h37
Ibovespa cai 4,5% no 1º trimestre após perdas em março; dólar sobe 3% no ano

Bolsa de valores hoje: veja o desempenho do dólar e do Ibovespa nesta quinta-feira, último dia útil do primeiro trimestre de 2024

Redação IF Publicado em 28.mar.2024 às 08h13
Cosan divulga balanço não auditado para 4T23 com lucro líquido de R$ 2,3 bi; alta anual de 193%

Na segunda-feira (25) a Cosan havia informado em fato relevante que excepcionalmente desta vez a auditoria não seria concluída no prazo legal

Pedro Knoth Publicado em 28.mar.2024 às 07h00
Agenda de dividendos e JCP de abril tem Natura (NTCO3), Fleury (FLRY3) e B3 (B3SA3)

Agenda de dividendos de abril tem JCP bilionário de Telefônica Brasil (VIVT3), Isa Cteep (TRPL4) e mais; confira ações que pagam no mês

10 min.
Redação IF Publicado em 28.mar.2024 às 06h00
Morning call: mercado de olho no relatório trimestral de inflação do Banco Central

Confira informações sobre o mercado financeiro e o que pode fazer preço na bolsa de valores nesta quinta-feira

Redação IF Publicado em 27.mar.2024 às 20h31
Rumo (RAIL3) tem lucro líquido de R$ 1 milhão no 4º trimestre de 2023

Companhia destaca que o lucro líquido foi beneficiado em razão de eventos extraordinários e não recorrentes, com destaque para o ganho de capital na alienação da EPSA

Pedro Knoth Publicado em 27.mar.2024 às 10h37
Ibovespa sobe 0,65% com Vale (VALE3), Petrobras (PETR4) e bancos

Ibovespa hoje reverte queda de início de pregão em alta e chega aos 127 mil pontos, com altas de Petrobras e Vale na bolsa de valores

Clique e veja mais

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!

< Voltar ao site