Berkshire Hathaway
Berkshire Hathaway é uma holding com sede em Nebraska (EUA), que está sob comando de Warren Buffett.
O conglomerado é responsável por gerir empresas muito diversas, que vai da indústria de roupa íntima até fabricante de peças para aviação, passando também por gigantes como Duracell, Coca-Cola e Apple. Mas o que tornou a companhia conhecida mundialmente foram seus resultados e o comando do mega investidor Warren Buffett, um dos mais experientes e bem-sucedidos do mercado financeiro. Símbolo de investimento com rendimentos recorde, a empresa de Buffett detém o título de terceira maior empresa de capital aberto do mundo, segundo a lista da Forbes Global 2000 de 2021.
Como tudo começou
Berkshire Hathaway foi fundada quase 100 anos antes do nascimento de Warren Buffett. Surgiu como uma empresa de fabricação de produtos têxteis. Mesmo após a crise que sucedeu a Primeira Guerra Mundial, a empresa empregava em suas fábricas mais de 12 mil trabalhadores.
Após confrontos com a família que dirigia a empresa, Buffett passou a comprar ações o suficiente para redesenhar o comando da companhia a partir de 1962, mudando também seu modelo de negócios. Assim, a Berkshire Hathaway deixou o ramo de têxteis para aos poucos investir estrategicamente em ações e, com o tempo, comprar empresas por inteiro.
Muitos investimentos aplicados por Buffett e sua equipe são considerados de alto risco e geraram lucros astronômicos, dando ao CEO o apelido de “oráculo de Omaha”, nome da cidade onde está a sede da empresa em Nebraska. O valor de mercado de Berkshire Hathaway está avaliado em algo em torno de US $620 bilhões.
Como investir na Berkshire Hathaway
Uma das formas de investir na Berkshire Hathaway é via BDR, que dão acesso a ativos na B3. O investidor deve ter uma conta em um banco de investimentos e procurar por papéis com o ticker BERK34 para realizar o investimento. Outra forma de investir na Berkshire Hathaway é diretamente em suas ações, mas é preciso ter conta em uma corretora que opere no exterior.
Colaborou Anne Dias
Glossário
Bolsa de Valores
Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira
Blue chips (ou large caps) são empresas listadas na Bolsa de Valores e que têm valor de mercado acima de R$ 40 bilhões.…
Leia MaisTambém conhecida como aquisição hostil, a oferta hostil acontece quando uma empresa ou um grande investidor toma o controle de uma companhia listada em Bolsa, comprando suas ações.…
Leia MaisAcionista é o investidor pessoa física ou jurídica que tem uma ou mais ações – ou até frações - de uma empresa.…
Leia MaisA B3, sigla para ‘Brasil, Bolsa e Balcão’, é a Bolsa de Valores do Brasil, que está sediada em São Paulo.…
Leia MaisVocê também pode gostar 🔽
Ainda que o medo por uma recessão continue presente, o temor vem sendo calibrado, com analistas enxergando exagero nas projeções
Você está se sentindo aflita com tanta instabilidade na economia? Nina Silva explica o que fazer em momentos tão tensos
Com este manual, nós esmiuçamos o mundo dos investimentos para você!
Investidores monitoram o Fed, que quer derrotar a inflação a qualquer custo
Furto aconteceu na Horizon, ponte blockchain de finanças descentralizadas
Moeda americana opera sem uma tendência definida
Freakonomics é apresentado por Stephen Dubner, coautor do livro que leva o mesmo nome do programa
Ativos baseados em valores aumentam o entusiasmo delas
Apesar da alta no pregão, o principal índice da B3 fechou a semana com baixa de 1,15%
Brasileiros com mais estabilidade no emprego foram os que mais investiram
Ether supera US$ 1.200 apesar de atenção com Voyager e CoinFlex