Bancos múltiplos

Direto ao Ponto
Bancos múltiplos

Bancos múltiplos são instituições financeiras que oferecem uma série de serviços financeiros e fazem operações de várias outras instituições, como investimentos, crédito imobiliário, financiamentos. Eles são regulados pelo Banco Central e podem atuar no varejo e no atacado.

De uma maneira mais formal, o Banco Central (BC) define os bancos múltiplos como “instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento”.

Me chamem de Banco

Ainda segundo o BC, as operações dos bancos múltiplos estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. “A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público. O banco múltiplo deve ser constituído com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade anônima. As instituições com carteira comercial podem captar depósitos à vista. Na denominação social deve constar a expressão “Banco” (Resolução CMN 2.099, de 1994)”, informa o BC. Na B3, existe uma Classificação de Banco Múltiplo.

O que eles oferecem

Os bancos múltiplos levam esse nome porque eles oferecem uma gama de serviços bancários, como conta corrente, cartão de crédito, empréstimos, consórcios, cheque especial, financiamentos. Eles dividem seus serviços em quatro grandes grupos, chamados de carteiras, que são:

  • Financiamentos, como os de imóveis e veículos;
  • Investimentos, que podem ser de renda fixa ou variável;
  • Comercial, que oferece crédito para empresas e pessoas físicas;
  • Desenvolvimento, que consiste em empréstimos para projetos grandes que necessitem de um volume de dinheiro intenso.

Exemplos de bancos múltiplos

Entre bancos estatais e privados, alguns exemplos de bancos múltiplos são: Caixa, Itaú, Santander, Banco do Brasil, Bradesco. Os que trabalham para o varejo tratam com pessoas físicas e pequenas empresas. Já os bancos de atacado realizam operações para empresas de grande porte.

Glossário  Bancos Ir para: Verbetes

Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira

Direto ao Ponto
Banco Central (BC)

Banco Central é a instituição responsável por gerir o sistema financeiro de um país, protegendo o poder de compra da moeda e a estabilidade da política econômica.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Pix

Pix é um meio de pagamento instantâneo, disponível a qualquer hora e dia. É gratuito para pessoas físicas, mas os bancos podem cobrar para que empresas usem o serviço. …

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
FED

Federal Reserve Bank (FED) é o Banco Central dos Estados Unidos e é o responsável pela política monetária daquele país.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Fintech

Fintech é uma empresa que desenvolve produtos financeiros digitais.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia projetos que tenham caráter socioeconômico.…

Leia Mais Ir para:
Swiper Próximo
Swiper Anterior

Você também pode gostar 🔽

Valor Econômico Atualizado em 19.ago.2022 às 06h41
Megaleilão do Tesouro pressiona mercado

Emissão de R$ 16,7 bi em LTNs e NTN-Fs, concentrada em títulos mais longos, resultou em taxas mais altas no mercado de juros

6 min
Redação IF Atualizado em 17.ago.2022 às 19h13
‘Lula ou Bolsonaro eleito tendem a beneficiar Bolsa, mas via ações diferentes’, diz Claudio Deulbrueck, da Solana Capital

Segundo o gestor de fundos, se o exterior não atrapalhar, o pós-eleições no Brasil tende a disparar um gatilho positivo para a Bolsa

4 min
Valor Econômico Publicado em 17.ago.2022 às 09h49
Itaú terá 80% das agências com energia renovável

Banco firmou parceria com Enel Brasil para desenvolvimento e construção de 46 usinas fotovoltaicas de geração distribuída

4 min
Itaú Meu Negócio