IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central)

O IBC-Br é divulgado todos os meses pelo Banco Central (BC) desde março de 2010. O objetivo do índice é mensurar a evolução da atividade econômica do país e ajudar na estratégia de política monetária.

Como o indicador mede dados importantes dos três setores da economia (agricultura, indústria e serviços), a comparação entre sua taxa de crescimento ou queda tem como referência o Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, o próprio BC mostra que há diferenças conceituais, metodológicas e de frequência de apuração entre ambos. Mesmo assim, entre jornalistas e economistas o IBC-Br é chamado de “prévia do PIB”.

O indicador do BC, porém, mostra a evolução da economia com mais frequência. Por isso, tem sido um importante sinalizador do crescimento ou queda da economia no começo de cada trimestre. Já o PIB, divulgado trimestralmente, traz um cenário mais abrangente do que está acontecendo.

Até o lançamento do IBC-Br não havia um indicador que apontasse com frequência o estado da economia nacional. Ou que pudessem balizar a política monetária do país ou mesmo a direção dada aos juros pela Selic.


Você também pode gostar
POR
Redação IF 21 nov. 2024, 09:43
Novo ciclo de alta da Selic pode elevar pressão sobre capacidade de pagamento de empresas e famílias

Para as MPMEs, o Banco Central avalia que há um 'crescente' volume de requerimentos de recuperação judicial e percepção de alavancagem elevada

POR
Miriam Kênia 19 nov. 2024, 17:52
Fed (Federal Reserve)

Federal Reserve (Fed) é considerado o banco central dos Estados Unidos, sendo responsável pela política monetária norte-americana.

POR
Lucas Andrade 18 nov. 2024, 10:32
Itaú sobe projeção da Selic terminal para 13,50%

Banco avalia que Copom vai subir juros em 0,75 ponto percentual na última reunião de 2024

POR
Bora Investir 17 nov. 2024, 12:28
Para onde vai o dólar? Conheça os fatores que podem impulsionar ou enfraquecer a moeda

“O sinal de curto prazo é de mais pressão no câmbio”, aponta Emerson Marçal, coordenador do Centro de Macroeconomia Aplicada da FGV EESP

POR
Lívia Venaglia 15 nov. 2024, 11:00
Com Selic em alta, vale a pena investir no Tesouro Prefixado ainda em 2024?

Especialistas apontam que as taxas estão altas, mas isso pode significar tanto uma oportunidade, quanto um sinal de alerta para o investidor

Clique e veja mais