BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia projetos que tenham caráter socioeconômico.

O BNDES é uma instituição estatal destinada à promoção econômica e social. Ou seja: ele empresta dinheiro, financia projetos ou fornece linhas de crédito a empresas ou empreendedores individuais, que tenham projetos que trarão resultados socioeconômicos. Além do BNDES, o Brasil possui outros cinco bancos de desenvolvimento: o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), Banco da Amazônia (BASA) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Quando foi criado o BNDES?

O BNDES foi criado em 1952 durante o segundo governo Vargas, como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE). Inicialmente, o interesse naquela época estava concentrado em operações de infraestrutura e no desenvolvimento da industrialização. Entretanto, o banco passou por muitas transformações ao decorrer dos anos. A última grande mudança aconteceu em 1995, quando o BNDES passou a financiar atividades do setor cultural, como produção de filmes e a preservação do patrimônio artístico e cultural brasileiro.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Como funciona

O BNDES financia empreendimentos de expansão e inovação, mas não se trata de um simples empréstimo em dinheiro. Se o empresário pediu dinheiro para comprar maquinário, não poderá utilizá-lo em outra área.

Atualmente o BNDES financia:
• Investimentos para implantação, expansão, modernização e/ou recuperação de empreendimentos
• Produção ou aquisição de máquinas e equipamentos novos
• Bens novos, insumos, serviços, softwares
• Capital de giro
• Exportação de bens e serviços nacionais
• Aquisição de bens e serviços importados e despesas de internação, desde que haja comprovação de inexistência de similar nacional.

Mas o BNDES não financia:
• Comércio de armas de fogo;
• Motéis, saunas e termas;
• Jogos de apostas e assemelhados

Quais são as etapas para pedir um empréstimo no BNDES?

O processo funciona em 4 etapas:

  1. Habilitação: o banco analisa aspectos cadastrais do cliente, sua situação creditória e jurídica;
  2. Análise: a empresa passa por um exame mais profundo sobre o negócio, no qual se verificam a viabilidade econômica, garantias financeiras, objetivos e o impacto ambiental do projeto;
  3. Contratação: uma vez aprovado, o projeto recebe a verba;
  4. Acompanhamento: com o dinheiro na conta do cliente, o BNDES fiscaliza sua utilização e o cumprimento das exigências que estavam no acordo.

Colaborou Anne Dias

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Bancos