Minoritários
Acionista minoritário é aquele que tem menos de 50% das ações de uma empresa.
Os acionistas minoritários não têm uma quantidade de ações suficiente para se tornar um acionista majoritário ou controlador. Ele recebe os lucros e tem prejuízo quando o resultado da empresa piora como qualquer outro sócio, mas tem pouca ou nenhuma influência (depende do tipo de ação que possui) sobre as decisões da companhia.
Tipos de acionistas minoritários
Os acionistas minoritários se dividem entre os que possuem ações ordinárias e ações preferenciais. Veja a diferença entre elas:
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
- Ações ordinárias (ON) são as que dão direito a voto nas assembleias gerais e extraordinárias. Portanto, o acionista minoritário que tem ações ordinárias pode votar nas assembleias. O poder do voto, contudo, vai depender de quantas ações que ele possui.
- Ações preferenciais (PN) não dão direito a voto nas assembleias. Por outro lado, tem preferência no recebimento de dividendos e juros sobre capital próprio. É comum empresas pagarem dividendos maiores às ações preferenciais do que às ações ordinárias.
Vantagens de ser acionista minoritário
Mesmo não tendo poder de decisão sobre o rumo da organização, o acionista minoritário ainda tem garantido por lei algumas vantagens, como:
- recebimento de dividendos;
- possível lucro com a venda de suas ações;
- prioridade na compra de novas ações e subscrições;
- tag along, que é a garantia que ele tem de que vai receber o mesmo valor por ação recebido pelo controlador, no caso de venda da empresa. Neste caso, o tag along é de 100%.
Colaborou Anne Dias