Ex-feirante e ex-professora: quem é Tarciana Medeiros, presidente do BB e única brasileira na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo
Executiva aparece no ranking da revista americana Forbes pelo segundo ano consecutivo
Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil (BBAS3), ocupa a 18ª posição no ranking das 100 mulheres mais poderosas do mundo da revista Forbes. É a única brasileira na lista, divulgada na última quarta-feira (11).
Assim, a presidente do BB divide o ranking com mulheres de destaque na política, negócios, tecnologia e entretenimento. Está na frente, por exemplo, de nomes de celebridades como a apresentadora Oprah Winfrey e as cantoras Taylor Swift, Beyoncé e Rihanna.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
No ano passado, quando se tornou a primeira brasileira a integrar a relação das 100 mulheres mais poderosas do mundo, ocupou a 24ª posição no ranking.
A Forbes destaca que Tarciana Medeiros é a “primeira mulher na presidência da segunda maior instituição financeira da América Latina”. Além disso, a publicação reconhece a sua defesa de negócios sustentáveis em organizações internacionais.
Últimas em Quem é?
“Alegria e honra imensas por fazer parte [da lista] pelo segundo ano consecutivo. Mas destaco que o reconhecimento não é só meu. Ele pertence a todos os colegas e parceiros que fazem das estratégias e ações à frente do BB realidades que transformam a vida de tantas comunidades no Brasil e no mundo. Espero que ver uma brasileira em um ranking desses seja inspiração para nossas meninas por todos os cantos do país”, afirma Tarciana Medeiros.
A lista da Forbes é liderada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Na sequência está a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, seguida da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.
Perfil de Tarciana Medeiros
Tarciana Paula Gomes Medeiros nasceu em Campina Grande (PB) e tem 46 anos. É bacharel em Administração de Empresas (AIEC) e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing (ESAB) e Administração e Negócios (PUC-RS).
A presidente do BB foi feirante e professora antes de iniciar a carreira no Banco do Brasil, em 2000, em uma agência de Posto da Mata (BA). Assumiu o primeiro cargo de gestão no BB em 2002. Por fim, em janeiro de 2023, se tornou a primeira CEO mulher da companhia.
Em seu discurso de posse, lembrou as suas raízes. “Eu, mulher nordestina, paraibana, mãe, quando fui indicada para ser a primeira presidenta do BB, voltei exatamente para as minhas raízes, aquilo que me forma como pessoa e como profissional. E agora presidenta do BB”, declarou Tarciana.
No conglomerado BB, lidera um time de 125 mil funcionários, conciliando uma atuação comercial com o papel social de apoio ao desenvolvimento do Brasil.
Diversidade
Em 2023, entregou o maior resultado da história do BB, com uma valorização de mais de 70% no preço da ação do banco. Porta-voz do Pacto Global da ONU para ODS 10, cujo objetivo é a redução das desigualdades, Tarciana Medeiros colocou a diversidade no centro da sua gestão.
De acordo com a Forbes, a presidente do BB é “uma defensora apaixonada de políticas ambientais”. “Ela falou na Assembleia Geral das Nações Unidas de 2023 sobre a importância de obter mais financiamento para negócios ambientalmente sustentáveis. No mesmo mês, ela firmou uma parceria entre o Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para investir US$ 250 milhões em recursos de energia renovável e infraestrutura sustentável”, destacou a revista.