Quem é Ilson Mateus, o garimpeiro que abandonou o ouro e ficou bilionário
Recentemente, o maranhense Ilson Mateus Rodrigues, de 61 anos, virou foco dos noticiários. Isso porque o grupo Mateus (GMAT3), empresa da qual ele é dono, esteve envolvido em rumores de que faria uma oferta pública de aquisição (OPA) de ações do rival Assaí (ASAI3). Tanto o grupo Mateus quanto a rede Assaí negaram as informações.
Com essas notícias, porém, muitas pessoas ficaram curiosas em saber quem é Ilson Mateus Rodrigues. Por isso, hoje, a gente te conta a história desse maranhense que não nasceu em berço de ouro, mas já foi fascinado por ele.
Isso porque, antes de ser dono do grupo que atualmente é a terceira maior rede varejista do Brasil e maior da região Norte e Nordeste, o empresário foi engraxate, torneiro mecânico e, por fim, garimpeiro em Serra Pelada, no começo dos anos 80. Porém, foi como vendedor que realmente fez fortuna.
E que fortuna!
Com um patrimônio atual de US$ 2,3 bilhões, ou R$ 12,9 bilhões, Mateus ocupa a posição 1.431 do ranking mundial de bilionários da Forbes de 2024. Dentre os brasileiros mais ricos da lista, é o de número 22.
De Serra Pelada para Balsas
Casado e pai de seis filhos, Mateus é o terceiro filho de uma família de seis irmãos. O empresário perdeu seu pai aos 4 anos de idade e completou apenas o ensino básico.
Tendo de trabalhar para viver, foi engraxate, torneiro mecânico e, depois, resolveu tentar a sorte como garimpeiro em Serra Pelada. Para quem não sabe, Serra Pelada, localizada no norte do estado do Pará, foi considerada o maior garimpo a céu aberto do mundo. Estima-se que cerca de 100 mil pessoas trabalharam na região.
Durante seu tempo no garimpo, Mateus ouviu falar que a cidade de Balsas, no interior do Maranhão, estava crescendo muito, e que os novos endinheirados da cidade não encontravam o que queriam comprar.
Em busca da nova oportunidade, pegou carona de Serra Pelada até Imperatriz e, de lá, foi de pau de arara até a cidade de Balsas.
Chegou de bolsos vazios, mas conseguiu trabalho como vendedor de bebidas. Depois de um tempo, começou ele mesmo a buscar a mercadoria em Imperatriz para revender na cidade. E foi assim que, em 1986, o empresário abriu um pequeno armazém de 50 metros quadrados em Balsas, que se tornaria o primeiro supermercado da rede Mateus no estado do Maranhão
IPO na bolsa
Nos anos seguintes, o empreendimento cresceu e passou a atuar em outros estados da região Norte e Nordeste. Atualmente, a rede tem 254 lojas e emprega mais de 60 mil pessoas nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Alagoas. A marca está presente nos setores de varejo, atacarejo, eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento.
Por fim, em 2020, o grupo Mateus fez seu IPO e hoje a empresa está listada na bolsa e é possível comprar ações da companhia.
Leia a seguir