Bashar al-Assad abandonou a medicina para governar a Síria, onde foi presidente por 24 anos ‘com mão de ferro’

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), órgão de monitoramento da guerra, apontou, neste domingo, que al-Assad fugiu do país

Rebeldes sírios anunciaram, neste domingo, a captura de Damasco, capital da Síria, e a queda do governo do país. Segundo o grupo, a ofensiva que durou menos de duas semanas foi iniciada porque a população do país estava “cheia de 50 anos do regime de Assad”.

Os últimos 24 anos foram sob o controle de Bashar al-Assad, tendo como marco em sua história mais recente a repressão violenta a revolta pró-democracia em 2011, no contexto da Primavera Árabe — em que levantes populares ocorreram no Oriente Médio e no Norte da África.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), órgão de monitoramento da guerra com sede no Reino Unido, apontou, neste domingo, que al-Assad fugiu do país após a entrada dos rebeldes na capital. Sua saída do poder marca também o fim de sua família no comando da Síria. O presidente assumiu o posto em 2000 no sucessão de seu pai, o general Hafez al-Assad, que governava desde 1971.

Bashar al-Assad chegou ao poder na Síria após um acontecimento em sua família que mudou o curso do que seu pai tinha planejado para sua sucessão. Em 1994, um acidente de trânsito em Basileia matou seu irmão mais velho, Bassel, que estava destinado ao poder.

Últimas em Quem é?

À época, al-Assad já era formado em Oftalmologia no Reino Unido, pela Western Eye Hospital, e vivia em Londres, para onde se mudou em 1992 após se formar na Universidade de Damasco. Na cidade inglesa conheceu a esposa, Asma al-Akhras, uma sírio-britânica que trabalhava para a JP Morgan.

Após a morte do irmão, al-Assad ingressou no exército e concluiu o curso militar, antes de entrar nos assuntos políticos com o pai. Hafez al-Assad estava no comando do Partido Baath, após afastar a liderança em um golpe, em 1966. O partido, criado em 1947 num contexto de pan-arabismo, se fundiu, seis anos depois, com o Partido Socialista Árabe e ganhou popularidade entre intelectuais, camponeses e minorias religiosas. Foi em 1963 que o Baath tomou o poder na Síria por meio de um golpe militar.

Hafez al-Assad já controlava o país com “mãos de ferro”, em que o regime instaurado era rigoroso com a oposição e rejeitou a realização de eleições livres.

Bashar al-Assad, aos 34 anos, sucedeu o pai após a sua morte em 2000, através de um referendo realizado sem oposição. Isso foi permitido após uma mudança constitucional que baixou a idade mínima de 40 anos para ocupar o cargo de presidente. Ele foi reeleito para um segundo mandato em 2007.

Com uma promessa de desenvolvimento, democracia e transparência sob o novo regime, seria um curto período de debate aberto e liberdade de expressão, momento que ficou conhecido como “Primavera de Damasco”. Em 2011, no entanto, prisões em massa e a repressão voltaram com o fortalecimento do movimento da “Primavera Árabe” na região e em países no norte da África.

A forte repressão aos protestos, a partir de março de 2011, quando ganhou força, provocou uma militarização da revolta que se transformou num conflito armado e numa guerra civil. A guerra deixou mais de 500 mil mortos e provocou uma das maiores ondas migratórias. O presidente justificou suas ações como uma guerra contra “terroristas”, afirmou que avia conspiração contra o regime do país e afirmou que o movimento era feito por “sabotadores e infiltrados liderados por forças estrangeiras”.

Em 2003, al-Assad se opôs à invasão do Iraque por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos pós 11 de setembro que derrubou o governo de Saddam Hussein.

Com informações do Valor Econômico.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Internacional


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS