Fernanda Torres vence Globo de Ouro como melhor atriz por ‘Ainda Estou Aqui’
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama, neste domingo (5), por seu trabalho em “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. Ela é a primeira atriz brasileira a triunfar na premiação.
Torres desbancou medalhões de Hollywood, como Nicole Kidman, por “Babygirl”, Angelia Jolie, por “Maria Callas”, Kate Winslet, por “Lee”, e Tilda Swinton, por “O Quarto ao Lado”. A disputa, especialmente difícil nesta edição, ainda tinha Pamela Anderson no páreo, por “The Last Showgirl”.
Ela é a terceira atriz brasileira a ser indicada ao Globo de Ouro. A primeira foi Sonia Braga, lembrada pelo prêmio em três ocasiões, como atriz coadjuvante em “O Beijo da Mulher-Aranha”, de 1986, “Luar sobre Parador”, de 1989, e “Amazônia em Chamas”, de 1995.
Mãe e filha premiadas
Depois veio Fernanda Montenegro, mãe de Torres e presente no elenco de “Ainda Estou Aqui”. A veterana disputou o troféu de atriz em filme de drama por “Central do Brasil”, também de Walter Salles, na cerimônia de 1999. Ela perdeu para Cate Blanchett, por “Elizabeth”.
Com a vitória, Torres ganha força para garantir uma das cinco indicações de melhor atriz do Oscar. Ela também dá um empurrãozinho na campanha de “Ainda Estou Aqui” pelo prêmio de filme internacional.
Sucesso de bilheterias
O longa já figura na lista de pré-indicados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que anuncia os cinco finalistas, e também as atrizes indicadas, no próximo dia 17.
“Ainda Estou Aqui” narra a história de Eunice Paiva a partir do livro de seu filho, Marcelo Rubens Paiva, em que o autor relata o desaparecimento do pai durante a ditadura militar.
O filme se tornou um raro sucesso de público no Brasil, com mais de três milhões de espectadores até agora. A tendência é que, impulsionado pelos prêmios estrangeiros, ele continue vendendo ingressos nos cinemas do país.
Artistas comemoram vitória de Fernanda Torres
Artistas brasileiros celebraram a conquista do Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por Fernanda Torres na noite do domingo (5) em Los Angeles (EUA).
Famosos como Taís Araujo, Sabrina Sato e Mariana Ximenes celebraram nas redes sociais a vitória da atriz.
“Ela ganhou! Ela ganhou! E quando uma mulher brasileira conquista o respeito e a admiração por seu trabalho, todas nós nos sentimos um pouco ela. Obrigada Nanda por através do seu trabalho incrível nos afetar em tantos lugares. Te agradeço como mulher, como mãe, como brasileira e como atriz. Viva vc! Viva seu talento”, escreveu Taís Araujo, que filmou a tela da TV e compartilhou o post com Lázaro Ramos.
“Com muito orgulho e olhos cheios de lágrimas! Ainda mais quando um trabalho é feito com tanta dedicação e paixão. @oficialfernandatorres este Globo de Ouro é mais do que merecido, é o reconhecimento da sua entrega e genialidade. Você nos inspira e mostra ao mundo a força do nosso talento. Parabéns por essa conquista histórica!”, celebrou Sabrina Sato.
Mariana Ximenes também filmou a tela e fez Stories, marcando a equipe do filme.
Valentina Herszage, parte do elenco do filme, também postou Stories celebrando a colega de elenco.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também parabenizou a atriz. “Emocionante. Fernanda Torres é orgulho do Brasil. Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro pela sua grande atuação no filme Ainda Estou Aqui. Como ela mesma diz: a vida vale. Parabéns, Fernanda Torres.”
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir