Inflação e juros altos, cenário econômico e político incertos e aumento dos preços dos imóveis. Com esse cenário, a pergunta que fica é: vale a pena comprar um imóvel?
O valor médio dos imóveis residenciais subiu 5,29% em 2021, a maior elevação desde 2014, de acordo com dados do Índice FipeZap, ainda que, levando em conta a inflação de pouco mais de 10%, tenha havido queda real de 4,33%.
Queda na intenção de compra
O resultado é o recuo na intenção de adquirir a casa própria nos próximos meses, que atingiu o menor nível em 12 meses. A proporção de pessoas que declarou a intenção de comprar imóvel caiu de 48% no segundo trimestre para 43% no terceiro trimestre do ano passado, de acordo com o dado mais recente disponível de um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e do Grupo Zap.
A parcela de pessoas que classificavam os preços como altos ou muito altos era de 74% no terceiro trimestre, a maior desde 2015. Para os próximos 12 meses, 42% dos compradores esperam alta dos valores, enquanto 26% preveem manutenção e 12%, diminuição.