Como declarar o Imposto de Renda 2024 pelo celular?

Para fazer a declaração do IRPF 2024 pelo celular, o contribuinte precisa de uma conta gov.br nível prata ou ouro

Como fazer a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 pelo celular? O prazo para entregar a declaração começou no dia 15 de março e vai até 31 de maio. Ou seja, serão 78 dias para acertar as contas com o Leão. Por isso, não deixe para a última hora para não correr o risco de pagar multa, que pode chegar a 20% do imposto devido.

A Receita Federal disponibiliza três meios de entrega da declaração:

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Nesta reportagem da Inteligência Financeira, confira o passo a passo de como fazer a entrega da declaração do Imposto de Renda pelo celular ou tablet. Mas atenção, nem todos podem fazer a entrega pelo celular

Quem não pode entregar a declaração pelo celular?

Nem todo contribuinte, porém, pode entregar a declaração por celular ou tablet. É que a Receita mantém algumas vedações a essa entrega. Elas têm diminuído ano a ano, como se pode ver nessa tabela, mas as proibições existem.

Últimas em Imposto de Renda

Assim, não pode declarar pelo tablet ou celular o contribuinte que, em 2023:

  • recebeu rendimentos tributáveis do exterior;
  • teve ganhos de capital na alienação de bens ou direitos;
  • teve ganhos de capital na alienação de bens ou direitos adquiridos em moeda estrangeira;
  • teve ganhos de capital na alienação de moeda estrangeira em espécie;
  • quer declarar parcela isenta da atividade rural;
  • pretende recuperar de prejuízos em renda variável;
  • utilizou lucro na venda de imóvel residencial para aquisição de outro;
  • teve lucro na alienação de imóvel residencial adquirido após 1969;
  • pagou imposto no exterior ou previsto nos artigos §§ 1º e 2º do art. 2º da Lei nº 11.033/2004;
  • ou, ainda, preencheu as declarações auxiliares de atividade rural e ganho de capital.

Baixe o aplicativo

O primeiro passo é baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda, que está disponível para celulares e tablets que utilizam sistemas Android e iOS.

Clique aqui para fazer o download do app para Android

Clique aqui para fazer o download do app para iOS

Informe sua conta gov.br

Até o ano passado, era possível fazer a declaração pelo celular com uma conta gov.br nível bronze, de segurança mínima. Esse ano, porém, isso mudou. Agora, a Receita exige que o contribuinte use os níveis de segurança mais altos para acessar o aplicativo e também escolher a declaração pré-preenchida.

Se ainda não tiver uma, veja, neste link, o passo a passo para criar uma conta gov.br prata ou ouro.

Escolha o ano da declaração

Logo na primeira tela, o aplicativo mostra a situação das declarações. Desse modo, é possível saber se foram entregues, se estão processadas ou se ainda falta entregar alguma.

Escolha, então, qual o ano da declaração que quer entregar.

A seguir, clique em IRPF 2024 e, então, em “preencher declaração”:

Escolha o tipo de declaração

Para declarar o Imposto de Renda pelo celular também é possível escolher a“declaração pré-preenchida”. Esta declaração já vem com muitos campos já preenchidos, com informações recebidas da Receita Federal. Além de facilitar a entrega, ainda evita que o contribuinte cometa erros e caia na malha fina.

Preencha as fichas da declaração

O próximo passo será preencher as fichas da declaração uma a uma.

Veja, a seguir, o que cada uma das fichas significa:

Identificação

Dados do contribuinte como nome, endereço, ocupação

Familiares

Preencha caso queira incluir algum dependente

Rendimentos

Declare todos rendimentos tributáveis, isentos, não tributáveis e tributados de forma definitiva/exclusiva

Pagamentos

Nesta aba, declare os pagamentos feitos com despesas dedutíveis, como despesas médicas, com educação, pensão alimentícia ou previdência, por exemplo. Mas não só. Além disso, também informe os pagamentos feitos com despesas não dedutíveis mas que devem ser informados, como pagamentos com aluguel e outros.

Bens e dívidas

Informe os bens e direitos que tinha em 31.12.2023, além de atualizar os campos caso tenha havido alguma compra ou venda. Também devem ser declaradas as dívidas acima de R$ 5.000 em 31.12.2023.

Resumo

O resumo da declaração contém informações muito importantes para o contribuinte. Por esse motivo, vamos detalhar mais esse campo a seguir.

Verifique as informações do campo Resumo da declaração

Neste campo, vá clicando nas bolinhas que aparecem no topo para conferir as informações e ver se está tudo certo com sua declaração.

Alíquota Efetiva

Na primeira delas, aparece qual a alíquota efetiva que está incidindo sobre os rendimentos do contribuinte:

Rendimentos Tributáveis e Deduções Legais

Na segunda bolinha, verifique quais os Rendimentos Tributáveis e Deduções Legais:

Cálculo do Imposto

A terceira bolinha dá acesso ao Cálculo do Imposto. Este campo é muito importante, pois o próprio programa mostra qual é a opção de tributação mais benéfica, se a das deduções legais ou simplificado.

Para que apareça qual é a tributação mais benéfica, clique em cima da palavra “Tributação”

Como se vê, o próprio programa mostra qual é a opção de tributação mais benéfica, se pelo modelo das deduções legais ou simplificado.

Outras informações

Já a última bolinha do Resumo mostra outras informações:

Verifique as pendências

Antes de entregar o documento, observe o triângulo no canto direito do aplicativo. Este triângulo mostra todos os erros que impedem de entregar a declaração. Caso estas informações não forem preenchidas, não será possível entregar o documento.

Entregue a declaração

Por fim, estando tudo certo, o contribuinte poderá entregar a declaração. Isso pode ser feito tanto clicando na página de Resumo, em Cálculo do Imposto, quanto clicando nos três risquinhos ao lado do início, que disponibiliza o menu do programa.

Assim que clicar em “entregar” aparecem as seguintes informações:

  • Clique em “Entregar”
  • Preencha as informações bancárias para recebimento da restituição ou débito em conta do imposto a pagar.
  • Preencha o tipo de conta, o número do banco, a agência, conta e o DV (dígito verificador da conta)
  • Aceite os termos e condições e clique em “entregar declaração”

Desse modo, só será possível entregar a declaração se não houver nenhum erro de preenchimento. Mas, caso não tenha feito isso, volte ao passo “Verificar pendências”, corrija os erros e entregue a declaração.

ul.IRRecs_Links {margin-top:24px;} ul.IRRecs_Links li {font-size:16px!important; line-height:22px!important; font-family:’Switzer Variable’,sans-serif; font-weight:600;padding-bottom:16px;} ul.IRRecs_Links li a {text-decoration:none!important;} ul.IRRecs_Links li:last-child {padding-bottom:0!important;} ul.IRRecs_Links li::marker {color:#ff6205;} p.IRRecs_FaleConosco {color: #555;font-family: “Itau Text Pro”;font-size: 14px;font-style: normal;font-weight: 400;line-height: 20px;letter-spacing: -0.25px;}

Veja mais dicas da Inteligência Financeira sobre o Imposto de Renda:


Ainda tem dúvidas sobre como declarar o Imposto de Renda 2024? Mande sua pergunta e tenha a chance de ver a resposta publicada na Inteligência Financeira ou respondida no quadro “O que é que eu faço, Sophia?” no nosso Youtube. Fale conosco por aqui.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS