Pix por aproximação vem aí, indica Campos Neto
Presidente diz que BC está trabalhando em associação com carteiras, como Google Pay e Apple Pay
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que o BC está trabalhando em associação com carteiras, como o Google Pay e Apple Pay, para viabilizar o pagamento por Pix por aproximação.
Em palestra em evento promovido pelo Valor Capital Group, Campos Neto explicou que às vezes as pessoas usam cartão de crédito no lugar de Pix apenas pela possibilidade de pagar por aproximação.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Assim, o presidente do BC disse que a autoridade monetária está trabalhando nisso neste momento para que as pessoas possam usar o Pix por aproximação em breve. “Estamos trabalhando com Google Pay para fazer isso.”
Campos Neto afirmou que o BC está trabalhando no Pix Automático. E, enquanto estavam trabalhando nisso, sempre surgem novas ideias e a da aproximação surgiu na semana passada.
Últimas em Finanças pessoais
Pagamentos internacionais
O presidente do Banco Central afirmou também que uma das vantagens do Pix é a possibilidade de conectar pagamentos instantâneos internacionais. Segundo Campos Neto, há uma demanda grande das pessoas por um sistema que funcione de maneira transfronteiriça.
Ainda na palestra, ele mencionou que em alguns países na América Latina as pessoas já estão usando Pix. Segundo ele, mesmo antes de países conectarem seus sistemas, a área privada está encontrando maneiras de levar o Pix para os países.
Campos Neto também exibiu uma apresentação que mostra o crescimento do Pix desde seu início, em 2020. Segundo a apresentação, são 754 milhões de chaves Pix ativas. “No Pix temos duas transações por pessoa bancarizadas por dia”, disse.
Com informações do Valor Econômico