Quanto você pretende gastar, em média, com todos os presentes de Natal? Pois saiba que de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) em parceria com o Instituto Datafolha, os brasileiros devem desembolsar cerca de R$ 446 com as compras de Natal. No comparativo com o ano passado, o gasto médio será R$ 28 a mais.
Dessa forma, neste ano, a data festiva pretende injetar no comércio cerca de R$ 50 bilhões. Valor este que é quase 16% maior na comparação com a mesma pesquisa feita em 2023.
Valores gastos mudam por faixa etária
Aliás, vale saber que os consumidores com 60 anos ou mais pretendem gastar um valor maior do que os R$ 446. Os entrevistados dessa faixa etária revelaram que devem desembolar uma média de R$ 498.
E aí, conforme a idade diminui, o valor para as compras de Natal também cai. Veja só:
- 59 a 45 anos: R$ 481;
- 35 a 44 anos: R$ 460;
- 25 a 34 anos: R$ 426;
- 18 a 24 anos: R$ 351.
Outro ponto interessante é que os homens têm a intenção de gastar mais do que as mulheres. Pelo estudo da Abecs, o público masculino deve desembolsar em torno de R$ 509 para as compras de Natal. Enquanto o público feminino, o montante de R$ 379.
Compras de Natal: cartão é o principal meio de pagamento
Ainda de acordo com a pesquisa, entre as formas de pagar as compras de Natal, o cartão segue sendo o que os consumidores brasileiros mais preferem, com 49% da intenção de uso. Desse total, então, 29% dos respondentes preferem o cartão de crédito e 20% o de débito.
Já o Pix aparece em segundo lugar, com 40%. Na sequência, com 35%, surge o dinheiro em espécie, o boleto bancário (2%) e o cartão de loja (1%).
Quais são os principais presentes de Natal?
O estudo também revelou que os brasileiros devem presentear amigos e familiares com roupas (60%) e brinquedos (42%). Mas não para por aí. Os outros itens mais buscados para os presentes de Natal são:
- Calçados: 18%;
- Perfumes e cosméticos: 15%;
- Eletrônicos: 5%;
- Acessórios: 4%;
- Eletrodomésticos: 3%;
- Utensílios domésticos e livros: 2% cada categoria;
- Não sabem ainda o que vão presentear: 8%.
Compras de Natal online ou na loja física?
E se alguém pensava que pós pandemia as pessoas passariam a aderir totalmente às compras online, não é isso que a pesquisa revela.
Afinal de contas, 73% dos consumidores que responderam ao estudo disseram que irão fazer as compras de Natal nas lojas físicas. Dessa forma, 31% preferem sites e aplicativos.