Gustavo Cerbasi, o especialista que se tornou sinônimo de investimentos inteligentes

Cerbasi fala para mais de 1,5 milhão de seguidores e escolhe onde quer trabalhar

No Brasil, o termo “investimentos inteligentes” é muitas vezes associado ao nome de Gustavo Cerbasi. Pois bem, não é por acaso. Palestrante, autor de 16 livros (um deles foi até adaptado para o cinema e deu origem aos filmes “Até Que A Sorte Nos Separe”), Cerbasi é referência para pelo menos 1,5 milhão. Afinal, é esse o número de pessoas que curtem e seguem seus conselhos no Instagram.

Aliás, recentemente Cerbasi concedeu entrevista para a Inteligência Financeira. Na ocasião, ele nos explicou como atingiu a independência financeira em 2005. De lá para cá, diz Cerbasi, ele só aceita trabalhar em projetos que lhe fazem sentido. “Poderia parar de trabalhar? Sim, poderia. Desde 2005, só trabalho com o que faz sentido pra mim, com o que me desperta paixão”, disse.

Portanto, você vai conhecer abaixo um dos maiores especialistas em dinheiro do Brasil.

Quem é Gustavo Cerbasi?

Gustavo Cerbasi nasceu em Caxias do Sul, no Rio de Grande do Sul, em 24 de abril de 1974.

Formado em administração pública pela FGV- SP, com mestrado em Finanças pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, foi professor da FIA por 13 anos e coordenou dezenas de projetos e cursos de especialização do Labfin, Laboratório de Finanças da FIA.

Referência em inteligência financeira, Cerbasi é autor de 16 livros sobre os temas de finanças, investimentos e planejamento financeiro. É também um dos principais influencers do país nessa área. Isso porque apenas seu perfil no Instagram (@gustavocerbasi) tem mais de 1,5 milhão de seguidores.

Em 2016, reuniu seu conhecimento e sua expertise de investidor, consultor e palestrante para criar um curso online que já soma mais de 15 mil alunos formados.

Posteriormente, em agosto de 2022, anunciou que estava tornando-se sócio da Super Rico. A plataforma é focada em assinatura de programas de planejamento financeiro.

A fortuna de Cerbasi 

Gustavo Cerbasi conquistou a sua independência financeira em 2005. O que isso significa? Isso quer dizer que ele pode manter o padrão de vida que tem, sem precisar trabalhar mais. Afinal, suas despesas são pagas pelos rendimentos do patrimônio que ele tem investido.

Deu vontade de conquistar sua independência financeira também? A gente revela como aqui.

Como se tornou consultor financeiro

Gustavo Cerbasi começou a carreira como professor de MBA (Master Of Business Administration, isto é, uma pós-gradução focada em administração e prática profissional) na FIA. Vale lembrar que a FIA é a escola de negócios criada em 1980 por professores do Departamento de Administração da USP.

Como o próprio Cerbasi revelou em entrevista à Inteligência Financeira, nos seus primeiros quatro ou cinco anos de carreira, ele dava aulas apenas para pessoas que podiam pagar R$ 40 mil ou R$ 45 mil em um MBA. Ao mesmo tempo, ficava pensando no quanto seu conhecimento poderia transformar a vida de quem não tem esse valor para investir em um curso.

E foi exatamente para multiplicar seu conhecimento que, desde 2003, o então professor passou a escrever livros e reservar uma parte da agenda para entrevistas e palestras. Assim, essas palestras também foram se multiplicando e construindo a reputação que ele tem hoje.

Em 2016, Cerbasi lançou dois cursos online – Inteligência Financeira e Equilíbrio Financeiro. Com duas turmas por ano, os lançamentos tiveram bastante impacto e alcançaram quase nove dígitos de faturamento. Juntos, somaram mais de 40 mil alunos pagantes.

Principais dicas de investimentos de Cerbasi

Em seu blog, Gustavo Cerbasi dá dicas de investimentos para quem quer escolher as melhores opções para sua carteira.

De forma resumida, as principais dicas são:

  • Não acreditar em fórmulas prontas. “Críticas muito severas a determinados produtos ou uma exaltação também exagerada a outros ativos precisam ser vistas com desconfiança”, ele diz;
  • Levar em consideração seus objetivos pessoais. “Nem sempre a opção mais rentável será a mais indicada para você, pois talvez ela não esteja alinhada aos seus planos”, argumenta;
  • Manter-se motivado. Nas suas palavras: “Quem perde o pique pode abandonar a ideia de investir em poucos meses e ver todo o seu esforço se desmanchar como um castelo de cartas”;
  • Buscar mais informação sobre os produtos disponíveis no mercado. A dica é pesquisar riscos e oportunidades de cada produto antes de conversar com o gerente ou consultor financeiro;
  • Aprender sobre o funcionamento do mercado, lembrando que o bom investidor, nas palavras do especialista, é aquele que sabe escolher os melhores produtos e lidar com eventuais derrotas;
  • Ouvir com atenção as orientações de consultores e gerentes;
  • Entender a jornada de investimentos como uma construção contínua; e
  • Ter consciência dos objetivos a serem alcançados e em quanto tempo isso será de fato atingido.

Livros de Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é autor de 16 livros que tiveram mais de 3 milhões de exemplares vendidos. Entre os principais, estão:

  • Casais inteligentes enriquecem juntos” – que deu origem aos filmes “Até Que A Sorte Nos Separe”;
  • “Cartas a um jovem investidor”;
  • “Você trabalha para viver ou apenas vive para trabalhar?”;
  • “Empreendedores inteligentes enriquecem mais”;
  • “Como organizar sua vida financeira”;
  • “Adeus, aposentadoria”;
  • “Investimentos inteligentes”;
  • “Dez bons conselhos de meu pai”;
  • “Pais inteligentes enriquecem seus filhos”

Trilogia “Até Que A Sorte Nos Separe”

Um dos livros citados acima, o “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, teve voo solo e foi longe. Afinal, foi adaptado para o cinema e virou a triologia “Até Que A Sorte Nos Separe”.

Protagonizados por Leandro Hassum, Danielle Winits, Kiko Mascarenhas e Camila Morgado, os filmes contam a história de uma família que ganha muito dinheiro por meio de jogos de azar e herança. Sem planejamento – e com muito humor -, perdem tudo.

Frases de Gustavo Cerbasi

Vira e mexe, as frases de Cerbasi se transformam quase que em ditados populares. Dá uma olhada:

“A qualidade das suas escolhas vai determinar onde você estará daqui 5, 10, 20, 30 anos.”

“Eu tenho uma lógica para decidir se aceito ou não um trabalho, que não se baseia no quanto me pagam, mas se tem significado para mim.”

“O brasileiro não escolhe bem seus investimentos.”