O surgimento dos cartões foi uma revolução na forma como os consumidores passaram a pagar suas compras. Com isso, empresas como a Mastercard passaram a ter bastante relevância no mercado até hoje, inclusive por aqui.
Afinal de contas, o Brasil é um dos principais mercados da Mastercard. E para se manter nesse patamar, tanto aqui como fora do país, a companhia segue investindo bastante em tecnologia. “Eu tenho 20 anos de Mastercard, então, tive o privilégio de acompanhar toda essa transformação”, afirma Marcelo Tangioni, CEO da Mastercard, em entrevista exclusiva para a equipe do videocast Visão de Líder – Novas Lideranças.
Avanço tecnológico traz maior segurança
O executivo, que assumiu a liderança da empresa em setembro de 2022 e antes disso foi presidente da Mastercard no Caribe, diz que vem acompanhando com bastante atenção as atuais mudanças nos meios de pagamento.
“Agora estou vivendo uma outra grande transformação, que é justamente essa digitalização do plástico. E isso nada mais é do que você colocar a credencial do cartão, que é uma sequência de números, para dentro de um relógio, celular etc”, diz o CEO da Mastercard. “E mesmo assim, meu maior concorrente é o… pagamento em papel.” Sim, uma das maiores empresas do setor de pagamentos enfrenta ainda a resistência de muitas pessoas que preferem pagar suas contas com papel moeda.
Ainda de acordo com Tangioni, esse sistema acaba sendo até mais seguro para o consumidor. “Isso porque, tem alguns processos tecnológicos que protegem essas credenciais de uma forma bastante interessante. Então, realmente, a evolução avançou bastante nesse ponto”, analisa.
E claro que esses avanços apontam para o futuro. Desse modo, o que será que os consumidores podem esperar daqui para frente na indústria de meios de pagamento?
“Uma novidade que a gente acabou de anunciar é um relançamento de um programa que já existia, que é o nosso programa de débito online”, responde Marcelo Tangioni.
Segundo o executivo, hoje em dia, o cartão de débito é muito pouco usado em compras virtuais. “Por uma série de motivos, que vão desde cada bandeira ter regras diferentes para esse meio de pagamento até emissores de cartões que não participavam do sistema. E isso acaba trazendo uma experiência não muito positiva para o consumidor”, aponta.
Diante disso, Tangioni conta que a indústria se reorganizou e criou um padrão de regras para que todos participassem do débito online.
“Agora, todas as bandeiras participam dentro do programa de um grupo pré-selecionado de estabelecimentos comerciais. E isto permite um maior entendimento sobre as regras de utilização do cartão de débito em ambiente virtual por parte do consumidor, facilitando também a experiência durante o check out”, explica o executivo da Mastercard.
Marcelo Tangioni fala sobre tendências dos meios de pagamento
Ao longo do bate papo com a equipe da Inteligência Financeira, o CEO da empresa também falou sobre o que esperar da indústria para o longo prazo, como a democratização dos meios de pagamento eletrônicos.
“Isso é fundamental. Hoje o Brasil é um mercado maduro, já que os cartões representam em torno de 57% do consumo privado. Quando você adiciona o Pix como modalidade de meio de pagamento eletrônico, a gente já está acima de 70% do consumo privado no país”, afirma.
Por outro lado, vale saber que esses dados apresentados por Tangioni correspondem a uma média. Ou seja, os números podem ser muito mais altos em lugares mais desenvolvidos e menores em locais menos desenvolvidos.
“Então, acho que existe uma oportunidade aí de alcançarmos esses mercados que ainda não utilizam tanto essas modalidades para pagarem suas compras”, acredita.
Confira a entrevista completa
Para saber quais outras tendências o CEO da Mastercard comentou e conferir o bate papo completo de Marcelo Tangioni com a IF, é só dar o play no vídeo.