IPVA de São Paulo: governo libera consulta e pagamento

As datas de vencimento variam conforme o final da placa; descontos vão de 5% a 9%
Pontos-chave:
  • Você pode pagar à vista, com desconto de 9%; por cota única em fevereiro (5% de desconto); ou parcelando em 5 vezes (5% de abatimento)
  • Veículos novos têm redução de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal

Atenção donos de veículos registrados no Estado de São Paulo: já é possível checar o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano em toda a rede bancária. A informação é da Secretaria da Fazenda.

A consulta pode ser feita nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos dos bancos. Basta informar o número do Renavam. Também dá para verificar o valor do imposto diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento, informando o Renavam e a placa do veículo.

Quais são os descontos do IPVA?

As datas de vencimento são de acordo com o final da placa do veículo e você pode pagar o imposto de três maneiras: em cota única em janeiro, com desconto de 9%; em cota única em fevereiro, com desconto de 5%; ou parcelando em 5 vezes, de fevereiro a junho, com 5% de desconto. Até então, o parcelamento era em até três vezes, mas foi ampliado porque os carros usados se supervalorizaram em 2021, encarecendo o tributo.

Para os donos de veículos novos, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.

Com reportagem do Valor Investe