Herdeiros podem acessar valores a receber no site do BC – saiba como fazer

Herdeiros também poderão consultar valores de "dinheiro esquecido" em contas bancárias vinculadas ao CPF ou CNPJ de pessoas falecidas

Herdeiros também poderão consultar valores de “dinheiro esquecido” em contas bancárias vinculadas ao CPF ou CNPJ de pessoas falecidas. Para tanto, basta usar o site que o Banco Central (BC) disponibilizou para este objettvo, o Sistema de Valores a Receber (SVR).

Para efeitos legais, considera-se herdeiros filhos e filhas, viúvas e viúvos ou dependentes de titulares de contas. Estes também poderão resgatar valores esquecidos em bancos pelo trabalhador que faleceu, segundo informações do BC.

Como fazer a consulta

  • Basta entrar no site, informar o CPF ou CNPJ, da pessoa ou da empresa, da qual deseja consultar os valores e anotar a data informada pelo sistema
  • É necessário saber a data de nascimento ou de abertura da empresa
  • O BC não definiu o procedimento sobre como o saque será realizado
  • Pode ser que haja necessidadede de apresentação de inventário ou outro documento de confirmação de parentesco

Em nota, o BC informou que divulgará em breve os procedimentos para quem tem valores a receber “por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado)”.

A estimativa é que ao todo, 26 milhões de CPFs e 1,9 milhão de CNPJs têm R$ 8 bilhões a receber. O dinheiro começará a ser liberado em 7 de março, mas é preciso ficar atento à data e ao horário informado na consulta, que poderá ser das 4h às 14h ou das 14h às 24h.