Você tem dinheirofobia? Faça o quiz e descubra

Conheça os sinais da fobia financeira e saiba como tratá-la

Você tem dinheirofobia?
– Ilustração: Renata Miwa

Pontos-chave

  • Termo foi criado em 2003 pelo psicólogo britânico Brendan Burchell
  • Transtorno não faz parte do Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais

As pernas ficam bambas, o coração dispara e a ansiedade vem à tona. Esses são sintomas comuns do que chamamos de fobia: o medo irracional de algum objeto ou situação. O que muita gente não sabe, mas possivelmente sente, é que o dinheiro pode causar essa aversão, na chamada “dinheirofobia” ou fobia financeira. 

Faça o quiz: você tem dinheirofobia?

“A dinheirofobia nada mais é do que o medo que as pessoas têm de falar sobre dinheiro. Inclusive, esse é um dos primeiros sintomas: quando existe essa resistência em falar sobre um assunto que faz parte do nosso cotidiano. Infelizmente, é mais comum do que imaginamos”, ressalta Eliz Sapucaia, especialista em psicologia econômica e finanças comportamentais. 

Como surgiu o termo “fobia financeira”?

O termo “fobia financeira” foi criado em 2003 por Brendan Burchell, psicólogo britânico e professor da Universidade de Cambridge. Por aqui, o apelido “dinheirofobia” ganhou destaque no discurso da jornalista e influenciadora Nathalia Arcuri. Para entender mais sobre o perfil de quem sofre de fobia financeira, Burchell e sua equipe realizaram uma pesquisa, em 2015, com mais de mil voluntários. Cerca de 20% dos entrevistados afirmaram evitar falar sobre dinheiro em público e checar as contas bancárias. 

De acordo com o estudo, 54% das vítimas relatam apreensão e 38% desinteresse quando têm de resolver pendências financeiras. A falta de confiança, frustração e o endividamento recorrente também são alguns sinais e características comuns de quem tem a fobia. Indo além, e representando casos mais extremos, 45% dos fóbicos apresentam taquicardia, 12% cansaço e 11% tonturas ao falar de dinheiro. A pesquisa ainda mostrou que os medos relacionados ao tema podem até mesmo ser comparáveis ao medo da morte.

No Brasil, não é diferente. A pesquisa “O bolso do brasileiro”, realizada pelo Instituto Locomotiva com 1.501 entrevistados, mostrou que 46% dos brasileiros afirmam ter frequentemente ansiedade em relação à sua situação financeira, enquanto 39% sentem culpa e ansiedade ao falar de dinheiro. E tem mais: 21% evitam abrir boletos e extratos.

Como tratar a dinheirofobia?

É importante dizer que a dinheirofobia não compõe a lista de transtornos psiquiátricos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais, elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria. Mas, ela pode causar muitos estragos e deve ser tratada. “Um dos primeiros passos é treinar a autopercepção. Significa entender como você olha e encara as finanças no seu cotidiano, e se existe uma resistência”, ressalta Eliz.

Também é fundamental fazer um diagnóstico da sua situação financeira, encarando as dívidas com um bom planejamento. Para isso, você pode buscar ajuda de profissionais especializados. “Você pode começar a falar aos poucos sobre o tema, estudar sobre finanças e ter um contato mais próximo com o assunto”, aconselha Eliz. Isso faz com que, aos poucos, você se acostume com a temática enquanto coloca a saúde financeira em dia.

Em casos mais graves, em que as finanças interferem no bem-estar mental e físico, a orientação é procurar ajuda médica com um psicoterapeuta ou, dependendo dos sintomas, um psiquiatra. O importante é não ignorar os sinais e não ter vergonha de pedir ajuda. 


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 24.jun.2022 às 18h45
Diesel e gasolina sobem e preços nos postos atingem recorde histórico, diz ANP

Diesel sobe pela terceira semana seguida. Gasolina inverteu movimento de queda e teve nova alta

Redação IF Atualizado em 24.jun.2022 às 17h58
Como o TikTok se tornou uma máquina de fazer dinheiro?

Plataforma vai triplicar receita publicitária este ano, para US$ 12 bi e ainda amplia ganho de tiktokers, avança em games e e-commerce

Papo de Finanças Publicado em 24.jun.2022 às 17h04 Duração 8 min.
Como ter segurança nos investimentos?

Você está se sentindo aflita com tanta instabilidade na economia? Nina Silva explica o que fazer em momentos tão tensos

Redação IF Publicado em 24.jun.2022 às 16h21
Americanos buscam ações defensivas com medo da recessão

Investidores monitoram o Fed, que quer derrotar a inflação a qualquer custo

Redação IF Publicado em 24.jun.2022 às 12h57
Dólar apresenta volatilidade e bate R$ 5,27 na máxima

Moeda americana opera sem uma tendência definida

JOTA Publicado em 24.jun.2022 às 12h39
Projeto transforma créditos de ICMS em ativos virtuais para negociação

Proposta tenta incentivar as exportações no país; especialista afirma que projeto é importante, mas ainda imaturo

Redação IF Publicado em 24.jun.2022 às 11h46