Receita Federal alerta para golpe em restituição do Imposto de Renda

Golpistas estão utilizando informações a respeito dos valores a receber para lesar os cidadãos
Pontos-chave:
  • Atenção: os comunicados da Receita não têm links de acesso por e-mail
  • 34,1 milhões de declarações devem ser enviadas; desse total, 60% terão valores a restituir

A Receita Federal divulgou um alerta sobre mais uma tentativa de golpe envolvendo a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo o órgão, golpistas estão utilizando informações a respeito desses valores para lesar os cidadãos.

O órgão alerta para os cuidados com e-mails recebidos. “As comunicações da Receita Federal não possuem links de acesso por e-mail. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio do Gov.br ou por certificado digital”, informou o Ministério da Economia, em nota.

Golpes do tipo são bastante comuns. Desta vez, com uma mensagem enviada por e-mail que traz no assunto Saque Imediato, os criminosos disponibilizam um link chamado Baixar Chave de Acesso. Os contribuintes não devem acessar o link.

Quando termina a entrega da declaração do IRPF 2022?

A Receita Federal vai disponibilizar, em 7 de março, o Programa Gerador da Declaração (PGD), que marca o início da entrega da Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda de 2022. O prazo termina às 23h59 do dia 29 de abril e, até lá, de acordo com o órgão, a expectativa é que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas – desse total, estima-se que 60% terão valor a restituir.

Com reportagem da Agência Brasil