Entenda como funciona a remuneração da caderneta de poupança

Investimento que atrai 30 milhões de brasileiros, caderneta pode não ser a melhor opção para o momento

InvestimentosQuantoInvestir_ilustra

Pontos-chave

  • Com cenário inflação em alta, a rentabilidade da poupança fica comprometida e tende a render menos do que a inflação
  • A poupança é de baixo risco, liquidez imediata e sem Imposto de Renda. Mas o produto se torna pouco atraente com a queda do poder de compra
  • Existem títulos de renda fixa parecidos com a poupança, mas que oferecem maior rentabilidade, como LCA, LCI e Tesouro Direto

A caderneta de poupança ainda é um dos investimentos preferidos pelos brasileiros, utilizada por 29% dos investidores, ou seja: 30 milhões de pessoas das classes A, B e C. A pesquisa foi feita pela pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, produzida pela Anbima, em parceria com o Datafolha, entre novembro e dezembro de 2020.

Como você sabe, a poupança funciona como uma conta de banco, que pode oferecer depósitos, transferências e saques. O investidor da poupança é atraído por ela ser uma modalidade de baixo risco e liquidez imediata.

Com cenário de inflação em alta, a rentabilidade da poupança fica comprometida e, em alguns períodos, ela chega a ser negativa. A poupança tende a render menos do que a inflação e, com isso, você perde poder de compra. Para quem pensa no longo prazo e quer ver seu dinheiro render mais, o produto definitivamente se torna pouco atraente.

Tradicionalmente, o rendimento da poupança sempre foi determinado pela variação da TR, a Taxa Referencial, mais juros de 0,5% ao mês. Entretanto, as regras sofreram alteração em maio de 2012. Com isso, os depósitos feitos em poupança até o dia 4 de maio de 2012 (“Velha Poupança”) continuam sendo remunerados pela mesma fórmula (TR + 0,5% ao mês). Como a TR é praticamente igual a zero, a rentabilidade de aplicações até maio de 2012 é de aproximadamente 6% ao ano.

De 2012 em diante, o rendimento da poupança se dá pela taxa Selic, determinada pelo Banco Central, da seguinte forma:
• Se a Selic estiver maior que 8,5%, o rendimento é igual ao anterior: 0,5% ao mês + TR;
• Se a Selic estiver menor ou igual a 8,5%, o rendimento é de 70% da Selic + TR.

Outro fator que leva muitas pessoas a optar pela poupança é o fato de os retornos serem isentos de Imposto de Renda. Mas vale lembrar que há investimentos com rentabilidades muito melhores e que também têm isenção de IR. Geralmente procurado por investidores iniciantes ou conservadores, no mercado de renda fixa, por exemplo, há a LCA e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI).

E há outro ponto. Muita gente que é atraída para a poupança acredita ter pouco dinheiro para aplicar em outros investimentos. Mas existem opções que exigem um valor mínimo de investimento baixo, como o Tesouro Direto, programa de títulos públicos oferecido pelo Tesouro Nacional. Há títulos com investimento mínimo de R$ 30. O Tesouro Direto é uma modalidade de investimento segura, de baixo risco, já que é garantida pelo governo federal, e mais atraente em termos de rentabilidade do que a poupança, considerando o investidor de longo prazo.

Se você quer saber quanto seu dinheiro pode render na caderneta, vale conferir na Calculadora do Cidadão, disponibilizada pelo Banco Central. Com baixa rentabilidade, a inflação consome parte dos seus lucros ou até mesmo ele todo. Pense nisso.


Investir em quê? Encontre e compare investimentos de todo o mercado

Parceiro da Inteligência Financeira, o Investir em Quê? é sua fonte confiável para buscar onde investir com isenção, transparência e sem complicação

Você também pode gostar
Anne Dias Publicado em 12.maio.2022 às 15h26
Renda fixa na mira dos investidores

Migração para ativos com menos risco deve aumentar

Valor Econômico Publicado em 06.maio.2022 às 08h56
Com alta de juros no Brasil e nos EUA, renda fixa domina

Carteira deve incluir crédito privado, multimercados e ativos internacionais

Redação IF Publicado em 05.maio.2022 às 09h39
Como fica a poupança com a Selic a 12,75% ao ano?

Uma certeza: a caderneta vai continuar perdendo para a inflação