O lendário investidor Warren Buffett dá uma dica valiosa: invista em comunicação

Saber se comunicar aumenta em 50% seu "valor de mercado"
Pontos-chave:
  • Buffett tinha pavor de falar em público quando estava no ensino médio e na faculdade
  • Buffett deixa claro: “Invista em você”

Em meio a tantos conselhos sobre como investir, ser mais feliz ou ter qualidade de vida, está uma opinião que precisa ser considerada. O investidor bilionário Warren Buffett, que comanda a Berkshire Hathaway dá uma dica aos jovens: priorizem a comunicação, de forma que consigam escrever e falar com clareza.

Buffett fala por experiência própria. Num vídeo postado no LinkedIn por Michael Hood, co-fundador da startup Voiceflow, com sede em Toronto, no Canadá, o lendário investidor diz que fez um curso de oratória na escola de treinamento Dale Carnegie quando ainda era bem jovem.

A experiência foi tão importante que Buffett colocou o diploma do curso no escritório dele. “Eu não tenho meu diploma da faculdade, nem da pós-graduação em destaque, mas tenho o da Dale Carnegie lá porque mudou minha vida”, diz no vídeo. Na verdade, Buffett tinha pavor de falar em público quando estava no ensino médio e na faculdade.

Hood e Buffett estavam a caminho do Canadian Walk of Fame Inductee Gala e o jovem empresário aproveitou para gravar algumas perguntas e postar o vídeo na rede social.

Para ele, saber se comunicar – ou aprimorar as habilidades nessa área – é a maneira mais fácil de aumentar em 50% seu “valor de mercado”.

Buffett até faz uma analogia com o que acontece durante uma paquera. “Se você não consegue se comunicar, é como piscar para uma garota no escuro – nada acontece. A pessoa pode ter todo o poder intelectual do mundo, mas precisa ser capaz de transmiti-lo”, continua

Levando em consideração o quanto Buffett “vale” hoje, segundo a Forbes, US$ 86 bilhões, a dica é de ouro. Afinal, quem consegue vender bem o seu peixe, com clareza, terá mais chances de alcançar uma boa rentabilidade ao longo da vida.

Buffett deixa claro: “Invista em você”.