Receita Federal alerta sobre golpe na restituição

Criminosos enviam e-mails com links falsos
Pontos-chave:
  • Nunca clique em links de mensagens supostamente enviadas pelo IR
  • Todas as informações recebidas devem ser confirmadas no portal e-CAC

A Receita Federal reitera o alerta ao abrir consulta a um novo lote da restituição do Imposto de Renda. Aproveitando-se do interesse público, golpistas estão utilizando informações sobre o tema em tentativas de golpes. A Receita ressalta que os alertas verdadeiros, enviados pelo órgão por e-mail ou mensagem, não possuem links de acesso.

De acordo com a Receita Federal, todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br ou por certificado digital.

Na mensagem fraudulenta, os golpistas usam uma cópia não autorizada com a logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além de menção à conta gov.br, na tentativa de dar uma impressão enganosa de autenticidade ao conteúdo.

Em outro exemplo de comunicação fraudulenta, os golpistas colocaram como assunto “Saque Imediato” , e usam termos técnicos como “PER/DCOMP” e tentam dar uma falsa impressão de autenticidade ao conteúdo por meio de citações de leis e alíquotas, disponibilizando por fim um link malicioso “Baixar Chave de Acesso” para lesar os contribuintes.

Para que serve a conta gov.br

A conta gov.br dá acesso aos serviços públicos já digitalizados pelo governo brasileiro, como a CNH Digital, a Carteira de Trabalho Digital e o Meu INSS, assim como possibilita o acesso aos serviços do SUS e inscrição no ENEM, entre outros.

O aplicativo gov.br disponibiliza também novos documentos digitais, como o Certificado de Habilitação Técnica (CHT), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que é usado por pilotos, mecânicos, comissários e despachantes de voo; e cinco documentos emitidos pelo Exército Brasileiro: Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo (CDSA), Certificado de Reservista e Certidão de Situação Militar.

Na nova versão do aplicativo, lançada em setembro de 2021, se o usuário inserir o CPF na tela inicial e for constatado que ele ainda não possui uma conta de acesso, é direcionado automaticamente para o fluxo de criação de contas.

Outra novidade é que, a partir de agora, o usuário pode acessar os serviços públicos sem a necessidade de inserir login e senha. O aplicativo gov.br possui um QR Code e permite a autenticação por meio de leitura do código.

Passo a passo para abertura da conta gov.br

A criação da conta gov.br é gratuita. Quem ainda não possui, pode fazer o cadastro pelos seguintes caminhos: