Receita Federal alerta sobre golpe na restituição

Criminosos enviam e-mails com links falsos

É cilada! Como não cair em golpes financeiros
– Ilustração: Renata Miwa

Pontos-chave

  • Nunca clique em links de mensagens supostamente enviadas pelo IR
  • Todas as informações recebidas devem ser confirmadas no portal e-CAC

Nesta semana, a Refeita Federal fez um alerta. Aproveitando-se do interesse público sobre a restituição de Imposto de Renda Pessoa Física, golpistas estão utilizando informações sobre o tema em tentativas de golpes. A Receita ressalta que os alertas verdadeiros, enviados pelo órgão por e-mail ou mensagem, não possuem links de acesso.

De acordo com a Receita Federal, todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br ou por certificado digital.

Na mensagem fraudulenta, os golpistas usam uma cópia não autorizada com a logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além de menção à conta gov.br, na tentativa de dar uma impressão enganosa de autenticidade ao conteúdo.

Em outro exemplo de comunicação fraudulenta, os golpistas colocaram como assunto “Saque Imediato” , e usam termos técnicos como “PER/DCOMP” e tentam dar uma falsa impressão de autenticidade ao conteúdo por meio de citações de leis e alíquotas, disponibilizando por fim um link malicioso “Baixar Chave de Acesso” para lesar os contribuintes.

Para que serve a conta gov.br

A conta gov.br dá acesso aos serviços públicos já digitalizados pelo governo brasileiro, como a CNH Digital, a Carteira de Trabalho Digital e o Meu INSS, assim como possibilita o acesso aos serviços do SUS e inscrição no ENEM, entre outros.

O aplicativo gov.br disponibiliza também novos documentos digitais, como o Certificado de Habilitação Técnica (CHT), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que é usado por pilotos, mecânicos, comissários e despachantes de voo; e cinco documentos emitidos pelo Exército Brasileiro: Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo (CDSA), Certificado de Reservista e Certidão de Situação Militar.

Na nova versão do aplicativo, lançada em setembro de 2021, se o usuário inserir o CPF na tela inicial e for constatado que ele ainda não possui uma conta de acesso, é direcionado automaticamente para o fluxo de criação de contas.

Outra novidade é que, a partir de agora, o usuário pode acessar os serviços públicos sem a necessidade de inserir login e senha. O aplicativo gov.br possui um QR Code e permite a autenticação por meio de leitura do código.

Passo a passo para abertura da conta gov.br

A criação da conta gov.br é gratuita. Quem ainda não possui, pode fazer o cadastro pelos seguintes caminhos:

Com conteúdo do portal g1


Você também pode gostar
Valor Econômico Atualizado em 10.maio.2022 às 18h05
IR: restituição de quem deixou declaração para última hora poderá ser maior

Estratégia está sendo usada por contribuintes que apostam em alta no índice de correção dos valores que precisam ser repassados pela União

Redação IF Publicado em 14.abr.2022 às 12h30
Bolsa fecha parceria com fintech para facilitar declaração do Imposto de Renda

Sistema vai disponibilizar APIs para que fintechs e instituições financeiras ofereçam soluções para os investidores

Globo News Atualizado em 26.abr.2022 às 11h51
Organizando meus investimentos para a declaração de IR do ano que vem

Se você já declarou seu IR neste ano, que tal se programar para investir em ativos que vão gerar uma restituição gorda ano que vem?

Fernanda Bottoni Publicado em 12.abr.2022 às 10h15
Pagou Imposto de Renda mas não declarou o ativo? Veja como atualizar o Leão

Você vai ter que fazer a retificação da declaração do ano fiscal em que ocorreu a operação