Vai viajar? Novo golpe rouba milhas para passagens aéreas

A maior procura por viagens nesse período de férias é o prato cheio para os golpistas furtarem os dados dos usuários
Pontos-chave:
  • Os criminosos enviam mensagens fraudulentas com links para os sites falsos
  • Os sites falsos estão cada vez melhores, ou seja, mais parecidos com as páginas originais

De acordo com um levantamento feito pela empresa de cibersegurança Kaspersky, o período de férias escolares e a alta temporada de viagens podem ter contribuído para um aumento significativo de golpes que utilizam como isca as promoções de viagens.

No Brasil, segundo a empresa, os criminosos têm utilizado o disparo massivo de mensagens fraudulentas, conhecidas como phishing, que visam levar os usuários para páginas falsas na internet, que simulam os sites de companhias aéreas e serviços de reservas para roubar os dados das vítimas, obter seus pontos e milhagens e, depois, vendê-los.

Sites exibem detalhes de voos

Ainda de acordo com a empresa de cibersegurança, os sites falsos estão cada vez melhores, ou seja, mais parecidos com as páginas originais. Inclusive, alguns desses sites exibem detalhes de voos reais para passar maior autenticidade às vítimas.

Um dos exemplos de golpe que está acontecendo por aqui funciona da seguinte forma: ao entrar no site falso, a vítima precisa informar seu CPF e senha para acessar a área de usuário. O problema é que é tudo fake, e claro, esses dados são roubados. Com essas informações em mãos, os fraudadores transferem os pontos de benefício/milhagens e comercializam a terceiros.

Cuidado ao usar a mesma senha

E o golpe não para por aí. Os criminosos também estão realizando a troca do e-mail e número de telefone cadastrados no sistema original das empresas de fidelidade para dificultar a recuperação da conta por parte da vítima.

Para encerrar o combo fraude, os bandidos tentam acessar sites de outros serviços utilizando a mesma senha que foi roubada. Essa é uma forma dos criminosos testarem se a vítima reutiliza o mesmo código em outros locais. “O cibercrime está cada vez mais complexo e os criminosos aproveitam as sazonalidades para que suas táticas sejam mais verídicas aos usuários de diversos tipos de serviços”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Saiba como não cair em golpes na internet

Assolini acrescenta que os golpes, claro, podem ser evitados. Para isso, basta o usuário se manter atento, desde o acesso ao site de compra das passagens até o pagamento mensal do serviço. “É importante conferir o que está sendo acessado e onde você está colocando suas informações pessoais, pois, com as atualizações de fraudes, todo cuidado é pouco”, afirma.

Então, para você se manter em segurança enquanto planeja as suas férias ou viagens, os especialistas da Kaspersky dão algumas dicas:

  • Antes de inserir qualquer informação pessoal, como login e senha, por exemplo, verifique com cuidado a URL da página. Se algo estiver errado, como a grafia incorreta ou o uso de símbolos especiais em vez de letras, não insira esses dados no site.
  • Vale também verificar o certificado do site. Basta clicar no ícone de bloqueio, à esquerda da URL, que geralmente é um símbolo de cadeado.
  • Se necessário, digite o endereço de seu site manualmente na barra de endereços.
  • Não clique em links que venham de fontes desconhecidas, seja por e-mails, aplicativos de mensagens ou redes sociais.
  • Se você ficar sabendo de algum sorteio que foi divulgado por e-mail ou redes sociais, visite o site oficial da empresa para confirmar que é real. Você também deve verificar cuidadosamente os links para os quais o anúncio leva.
  • Cuide bem da sua senha e, ao se cadastrar nos programas de milhas, crie uma senha única e exclusiva para esse site, não a reutilizando em nenhum outro lugar.
  • Use uma boa solução de segurança que pode protegê-lo de e-mails de spam e ataques de phishing.

Ao seguir todas essas dicas, com certeza, ficará mais difícil de cair em golpes na internet, que, infelizmente, estão aumentando cada vez mais.