Dia Mundial da Internet: o que mudou na sua vida financeira

O que é simples hoje, já consumiu muito do seu tempo

Dia Mundial da Internet: o que mudou na sua vida financeira
– Ilustração: Renata Miwa

Pontos-chave

  • Tudo ficou mais fácil: administrar pagamentos, checar juros cobrados, comparar rentabilidades
  • O open banking e o open finance só são viáveis por conta da internet

Nesta terça-feira (17), o mundo comemora o Dia da Internet. Para nós aqui da Inteligência Financeira, é dia de lembrar o quanto essa invenção facilitou a vida dos investidores, que têm toneladas de informações na palma da mão e raramente precisam se deslocar até um banco ou corretora para fazer o que quer que seja. Parece trivial para você? Mas lembre-se: sem internet, checar conta corrente, administrar pagamentos, controlar os juros cobrados, pagar as contas em dia, administrar cartão de crédito e até comparar a rentabilidade de investimentos demandavam muito tempo, energia e paciência. Isso para ficar em algumas funcionalidades. Então, acompanhe a nossa lista do que é possível fazer online – e aproveite para lembrar como as coisas funcionavam antes da internet.

Abrir conta em banco ficou mais fácil

Graças à internet, você não precisa ir ao banco para abrir uma conta. Pode fazer isso com toda praticidade e segurança pelo celular, enviando selfies e fotos dos documentos. Quer saber como era antes? Normalmente, era preciso ir até uma agência perguntar quais documentos eram necessários para abrir a conta. Voltar para casa e ir de novo ao banco, pegar fila e aí sim ter o número da conta disponível.

Como o Pix facilitou as transferências

O Pix é uma novidade até que recente, mas é tão boa – e tão prática – que a gente quase já esqueceu como era a vida antes dela. Lembra que era preciso ir ao caixa eletrônico sacar dinheiro? E a complicação que era pedir todos os dados de uma pessoa para fazer um DOC, que só caia no dia seguinte e custava caro? Lembra que, quando você esquecia o cartão em casa (ou saia sem a carteira), não podia comprar nada? O pix acabou com tudo isso. Basta estar com o celular que está tudo praticamente resolvido.

Controlar a movimentação dos seus investimentos Imagina o que era ter de ir ao banco para saber como andavam seus investimentos? Vem uma notícia de guerra e pronto. Aquele frio na barriga até você conseguir saber o que aconteceu com seus fundos. Tinha de ligar para a corretora ou o banco e dar a sorte de ser atendido rapidinho. Ou ir até lá. Já pensou? Agora, você pode checar toda movimentação online, quando quer e quantas vezes quiser.

Nunca foi tão fácil pagar o DARF

Graças à internet, ninguém mais precisa pegar fila no banco para pagar DARF. E nem ir ao banco, na verdade. Já pensou se você tivesse de encaixar mais essa obrigação na rotina?

Checar o extrato está a dois cliques

Se você tem o hábito de checar o extrato uma vez por dia (um pouco mais ou um pouco menos) nem deve imaginar como era a vida antes da internet. Imagina que era preciso esperar pelo extrato mensal que chegava em papel na sua casa ou escritório. E, se precisasse acompanhar alguma movimentação antes disso, era preciso ir até o banco e checar o extrato no caixa eletrônico, no melhor dos casos. E tem mais: dependendo de quantas vezes você fizesse isso durante o mês, tinha de pagar pela impressão do documento.

Open banking e open finance

O open banking e o open finance, este segundo que é praticamente a evolução do primeiro, também só são viáveis porque existe a internet. Por meio dessas iniciativas, você pode compartilhar seus dados e informações financeiras entre as instituições com que tem interesse de se relacionar. Com isso, você se abre para receber ofertas de tarifas bancárias, opções de investimentos e uma outros tantos serviços de bancos. Lembra do tormento que era pedir crédito para uma instituição em que você não tinha conta? Saudade zero. E viva a internet!


Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 24.jun.2022 às 17h58
Como o TikTok se tornou uma máquina de fazer dinheiro?

Plataforma vai triplicar receita publicitária este ano, para US$ 12 bi e ainda amplia ganho de tiktokers, avança em games e e-commerce

8 min
Redação IF Atualizado em 23.jun.2022 às 16h27
Carteira recomendada Itaú: sai Banco do Brasil entra Bradesco

Banco faz parte das recomendações de duas carteiras: Top 5 e a de Dividendos

3 min
Redação IF Atualizado em 23.jun.2022 às 19h23
‘Timing’ para estreia na Nasdaq foi excelente, diz CEO do Inter; ações fecham em forte queda em NY

O primeiro dia foi negativo para os ativos, fechando com uma forte baixa de 12,56%, a US$ 3,48

8 min
Manhã Inteligente Atualizado em 23.jun.2022 às 13h59 Duração 15 min.
Momento crucial para moedas digitais; americanos seguem pressionados; e educação financeira volta a trendar entre brasileiros da fintwit

Manhã Inteligente de quinta, 23, está disponível sob demanda por aqui na IF, LinkedIn e YouTube. Bora pro play?

Redação IF Atualizado em 22.jun.2022 às 17h32
C6 Bank é impedido pela Justiça de conceder empréstimo consignado

Decisão foi tomada após descumprimento de liminar obtida por Ação Civil Coletiva, impetrada em 2020, que quer interromper crédito sem autorização do consumidor

1 min
Redação IF Atualizado em 22.jun.2022 às 20h06
2 min
Redação IF Publicado em 21.jun.2022 às 19h42
NY: Bolsas fecham em alta; Tesla sobe mais de 9% na Nasdaq e setor de energia lidera ganhos

As negociações desta terça foram marcadas pelo forte avanço do setor de energia e do segmento de consumo

3 min