Dia das Mães: 10 dicas para fazer compras seguras e evitar golpes

Comece desconfiando de descontos exorbitantes
Pontos-chave:
  • Golpistas usam sites, mensagens de texto e e-mails falsos
  • Os criminosos aproveitam a empolgação dos consumidores para roubar dados

O Dia das Mães acontece no próximo domingo (8) e já está levando milhares de consumidores às compras. O que para a maioria das pessoas é um momento de presentear uma pessoa querida, para as quadrilhas especializadas em fraudes é a oportunidade perfeita para aplicar golpes. Para alertar os consumidores, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) levantou alguns pontos que todos devemos ficar atentos.

Segundo a instituição, os cuidados com o fornecimento de informações pessoais devem ser redobrados. Sites e e-mails falsos, ligações e mensagens são algumas das artimanhas usadas pelos golpistas para enganar as pessoas e ter acesso a informações pessoais, como nome completo, CPF, número de cartões de crédito e dados bancários.

Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN, alerta que ofertas tentadoras escondem, muitas vezes, links que capturam dados pessoais, resultando em golpes. “Sempre desconfie de promoções com preços muito menores que o valor real do produto. Os criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para aplicar golpes por meio de anúncios em páginas falsas de empresas de comércio eletrônico, via SMS e WhatsApp e também em posts de redes sociais”, afirma.

Como funciona o golpe

E a partir desse acesso a dados pessoais, um golpe que vem fazendo muitas vítimas é o da falsa central telefônica e do falso funcionário do banco. O criminoso entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou empresa com a qual ela tem relacionamento. Informa que sua conta foi invadida, clonada ou outro problema e, a partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima. E pede para que ela ligue na central do banco, no número que aparece atrás do cartão, mas o fraudador continua na linha para simular o atendimento e pedir os dados da sua conta, dos cartões e, principalmente, a senha.

O que fazer se você desconfiar que está sendo vítima de um golpe?

A recomendação é desligar e entrar em contato com a instituição através dos canais oficiais, de preferência pelo celular ou aplicativos móveis, para saber se algo aconteceu mesmo com sua conta. O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.

10 dicas de ouro para fazer compras seguras

Confira a seguir 10 dicas da FEBRABAN para você fazer compras seguras e não cair em golpes:

  1. Desconfie de promoções com grandes descontos;
  2. Dê preferência a sites conhecidos. Nunca clique em links e digite o endereço no navegador;
  3. Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet;
  4. Desconfie de sites que tenham como forma de pagamentos apenas Pix e TEDs;
  5. Nunca clique em links de promoções recebidas por e-mail, SMS, redes sociais e WhatsApp;
  6. Desconfie de mensagens sobre transações que você não reconheça e que peça para ligar para uma Central 0800;
  7. Caso receba uma ligação, desligue e procure o gerente de sua conta imediatamente, de preferência, em outro aparelho de telefone. Lembre-se de que o banco nunca pede seus dados por telefone;
  8. Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída;
  9. Em lojas físicas e shoppings, passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa. Sempre confira o valor antes de digitar a senha e proteja o código de segurança;
  10. Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Golpistas podem se aproveitar de distrações para trocar o seu cartão.