Seu aplicativo do Caixa Tem está bloqueado? Saiba o que fazer

Bloqueio acontece por suspeita de fraude
Pontos-chave:
  • Em alguns casos, o bloqueio é feito pela própria Caixa como medida de segurança
  • Você pode fazer o desbloqueio no próprio app, em uma agência do banco ou em casa lotérica

Você não está conseguindo acessar o aplicativo Caixa Tem? Nas últimas semanas, muitas pessoas que estão tentando acessar o app estão recebendo uma mensagem que informa que o aplicativo está bloqueado. Não entre em pânico. Existem alternativas para desbloquear o Caixa Tem e conseguir gerenciar transações financeiras pela plataforma.

Por que o Caixa Tem é bloqueado?

Em alguns casos, o bloqueio é feito pela própria Caixa como medida de segurança, principalmente sob suspeita de fraude. Daí vem uma suspensão preventiva que pode bloquear o acesso ao Caixa Tem.

Como desbloquear o aplicativo Caixa Tem

O bloqueio de acesso no Caixa Tem começou em 2020, nos primeiros meses de pagamento do Auxílio Emergencial. Para evitar a criação de diversos cadastros no aplicativo em um único aparelho, a Caixa limitou o acesso a somente uma conta por celular, obrigando quase todos os usuários a confirmarem suas identidades.

Atualmente, quem ainda enfrenta problemas para desbloquear o Caixa Tem pode abrir uma solicitação via WhatsApp para efetuar o desbloqueio. Se ainda assim não ocorrer a liberação no aplicativo, você precisará ir pessoalmente a uma agência da Caixa para autorizar o dispositivo.

Como desbloquear o Caixa Tem pelo app

Segundo o site da Caixa, o processo para desbloquear o Caixa Tem pode demorar entre 24h e 48h. Veja abaixo o passo-a-passo para fazer o desbloqueio do app:

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem (Android ou iOS)
  2. Acesse sua conta com seu CPF e senha
  3. Na tela inicial, encontre a opção “Liberar Acesso”. Possivelmente será a primeira a aparecer na lista.
  4. Você entrará em um chat com respostas automáticas
  5. Siga as orientações. Você vai enviar seus documentos pessoais para desbloquear o Caixa Tem.

Como desbloquear o Caixa Tem na agência

Se após 48 horas você não conseguiu acessar o aplicativo, a instrução oficial é ir até uma agência da Caixa para desbloquear o Caixa Tem. Você saberá se o cadastro está bloqueado no momento em que tentar fazer login no Caixa Tem e aparecer a mensagem para procurar uma agência da Caixa. Lembre-se de levar seu CPF e um documento de identidade com foto para desbloquear a conta. Em grande parte do país, as agências da Caixa funcionam das 10h às 16h (dias úteis). O horário de funcionamento da agência mais perto de você será exibido na busca, no site da Caixa.

Para encontrar a agência Caixa mais próxima da sua localidade, siga os passos:

  • Acesse o site Encontre a Caixa;
  • No campo “Tipo de atendimento”, selecione “Agências”;
  • Em “UF”, selecione o Estado que você mora;
  • Marque a cidade no campo seguinte;
  • Clique em “Buscar” para encontrar a agência Caixa mais próxima.

Desbloquear o Caixa Tem na casa lotérica

Outra alternativa para desbloquear o Caixa Tem é realizar o procedimento em qualquer uma das 13 mil casas lotéricas espalhadas pelo Brasil. O processo é o mesmo feito nas agências da Caixa, e também exige que o beneficiário apresente CPF, documento pessoal com foto e o celular em que o aplicativo Caixa Tem está instalado.

Durante os dias da semana, o horário de funcionamento da maioria das casas lotéricas é das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h ou 9h às 13h, dependendo da região em que a lotérica está localizada. Já as unidades que ficam dentro dos shoppings costumam atender das 10h às 21h.

Com reportagem do Canaltech