Acredite você ou não, mas carros seminovos valem mais hoje do que quando eram zero km

Campeão de valorização é o Fiat Mobi, com 20,7% de aumento no preço
Pontos-chave:
  • Distorção é explicada pela falta de modelos básicos
  • Os aumentos dos veículos novos acabaram puxando a cotação dos usados

Havia uma máxima de que os carros são o tipo de bem que sempre se desvaloriza, a chamada depreciação, ao contrário do que tende a acontecer com imóveis. Pois isso mudou no atual cenário de falta de veículos novos, em se tratando dos 40 automóveis comerciais leves mais vendidos no Brasil. De acordo com levantamento do marketplace de veículos Mobiauto, os seminovos estão em média 7,13% mais caros do que no dia em que saíram da concessionária, zero km, há 12 meses.

Quais carros estão mais caros?

Carros populares tiveram uma alta de preço ainda maior no último ano. É o caso do Fiat Mobi, que registrou uma valorização de 20,77% no preço, acima até mesmo do IPCA do período. Se alguém tivesse comprado para investir, este teria sido o retorno do investimento.

Segundo a pesquisa, quem adquiriu um Fiat Mobi zero km, na média das várias versões, em 2021, pagou R$ 47.255. Em 2022, esse mesmo carro, já seminovo, custa R$ 57.068, uma de 20,77%.

Por que os seminovos estão mais caros

“Essa é uma distorção que tem havido no mercado de seminovos. Com a falta de modelos básicos, já que o mix foi reorientado pra produzir carros de maior valor agregado em razão da falta de componentes, as montadoras reajustaram bem acima da inflação os preços de seus carros mais baratos. Isso foi uma estratégia para desincentivar a compra. Os aumentos dos novos acabaram puxando a cotação dos seminovos”, explica Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e presidente da Mobiauto.

Quais carros estão desvalorizados

Dos 40 carros e comerciais leves mais vendidos do país, apenas três modelos anotaram desvalorização: Chevrolet Spin, Renault Sandero e VW Gol. “Em condições normais, o carro zero km deprecia de 15% a 20% após um ano de uso”, completa Sant Castro Jr.

Dos dez carros que registram as maiores altas de preços, há um compacto (Fiat Mobi), três SUVs (VW Nivus, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta), três hatches (Fiat Argo, Chevrolet Onix e Hyundai HB 20) e três picapes (Fiat Strada, Toyota Hilux e Ford Ranger).