5 erros que podem fazer sua declaração cair na malha fina

Às vezes uma distração causa um grande prejuízo

Imposto de Renda 2022

Pontos-chave

  • Digite apenas os números, sem ponto ou vírgula; o programa reserva duas casas decimais para os centavos
  • Coloque as informações exatamente como você as recebeu

Alguns erros bobos, que não são detectados pela checagem de pendências do programa da Receita, podem fazer sua declaração do Imposto de Renda 2022 cair na malha fina. Mas tenha calma. Preparamos uma lista dos erros mais frequentes que os contribuintes cometem para você fazer uma checagem rápida e evitar qualquer um deles. Confira:

1. Ponto separando centavos

Atenção para o uso de ponto para separar centavos – ele NÃO é considerado pelo programa. Isso significa que se você quiser dizer 1134 reais e 34 centavos, NÃO DEVE colocar ponto para separar as casas decimais. Ou seja, se você digitar 1134.34, o programa vai considerar 113.434,00. A dica é digitar apenas os números, sem usar ponto ou vírgula, lembrando que o programa automaticamente reserva duas casas decimais para os centavos.

2. Esquecer de informar algum rendimento

É comum que os contribuintes se esqueçam de informar algum rendimento, como o recebimento de uma ação trabalhista, por exemplo. Vale a pena fazer um esforço de memória para não esquecer qualquer informação que possa atrasar o processamento da sua declaração.

3. Declarar valores diferentes do informe de rendimentos

Outro erro frequente é o de subtrair os rendimentos isentos dos rendimentos tributáveis informados no comprovante de rendimentos fornecido pela fonte pagadora. A recomendação é ter o cuidado de digitar as informações exatamente como você recebeu. Exceto, claro, quando você tiver certeza de que os dados recebidos estão incorretos. Se isso acontecer, informe os dados corretamente em sua declaração e peça um novo comprovante à fonte pagadora, pedindo que ela também retifique as informações enviadas à RFB.

4. Informar rendimentos do dependente como se fossem do titular

Se você faz uma declaração em conjunto, precisa prestar atenção para separar os Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas pelo Titular dos Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas pelos Dependentes. É uma gafe comum que pode custar uma bela dor de cabeça.

5. Declarar planos de capitalização na ficha errada

Muita gente declara prêmios de loterias e de planos de capitalização na Ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica. É um erro porque esses rendimentos estão sujeitos à tributação exclusiva e não são passíveis de restituição. Ou seja, devem entrar na ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva.


Você também pode gostar
JOTA Atualizado em 21.maio.2022 às 07h47
Análise: Como mitigar os efeitos da inflação no seu bolso?

Correção dos rendimentos pela inflação os leva à faixa superior da tabela progressiva do IR

Valor Econômico Atualizado em 10.maio.2022 às 18h05
IR: restituição de quem deixou declaração para última hora poderá ser maior

Estratégia está sendo usada por contribuintes que apostam em alta no índice de correção dos valores que precisam ser repassados pela União

Redação IF Publicado em 14.abr.2022 às 12h30
Bolsa fecha parceria com fintech para facilitar declaração do Imposto de Renda

Sistema vai disponibilizar APIs para que fintechs e instituições financeiras ofereçam soluções para os investidores