WhatsApp já é parte do mundo dos investimentos – saiba como você pode ganhar com isso

Instituições financeiras brasileiras usam a plataforma para se aproximar dos clientes e resolver dores antigas

Bancos e Corretoras estão usando Whatsapp para abrir contas ou fazer assembleias de investidores.
– Ilustração: Renata Miwa

Pontos-chave

  • Fintech brasileira já permite que cotistas de fundos votem via WhatsApp
  • O Itaú começou a testar a abertura de conta pelo aplicativo

O aplicativo mais usado pelos brasileiros é o WhatsApp. Segundo uma pesquisa da Ding, empresa de serviços de telefonia, 85% das pessoas conectadas à internet no país usam o aplicativo do Facebook para trocar mensagens de texto, áudio e vídeo. O que é novidade é o uso da plataforma no mundo dos investimentos, algo ainda embrionário, mas que deve ganhar tração nos próximos anos.

WhatsApp para abertura de conta bancária

Um dos processos cada vez mais simplificados pelos bancos é a abertura de conta. Se antes era necessário ir até uma agência, essa exigência se tornou obsoleta após a chegada dos bancos digitais. Agora, já é possível se tornar correntista de um banco via WhatsApp.

O primeiro banco brasileiro a oferecer a funcionalidade é o Itaú, que está testando a ferramenta para abertura de contas com servidores públicos do estado de Minas Gerais (o banco é responsável pela folha de pagamento desses funcionários).

Usando o WhatsApp, os consumidores podem escolher os produtos e serviços que querem incluir na conta, em um processo que dura alguns minutos, segundo a instituição financeira.

Flavio Iglesias, diretor de Produtos PF do Itaú Unibanco, explica que o objetivo é levar mais comodidade às vidas dos clientes desde o momento em que se inicia o relacionamento com cada um deles. Iglesias garante que, além de rápido, o processo é seguro.

Participação em fundos via WhatsApp

Uma das dores dos gestores de fundos de investimento é conseguir a participação de todos os cotistas em decisões que precisam passar pela aprovação deles. Por isto, a Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado de capitais, lançou um serviço de consultas formais via WhatsApp.

Todo o processo de votação do cotista acontece dentro do WhatsApp. A novidade está disponível para fundos administrados pela Vórtx, como é o caso de Northwest Investimento Saúde e XP Special Situations.

A ferramenta mostra como o WhatsApp vai ser cada vez mais usado no mundo dos investimentos. Além das empresas que já fazem atendimento na plataforma, agora o mercado brasileiro começa a oferecer soluções avançadas no aplicativo.

A própria Vórtx promete melhorar essa ferramenta de votação no WhatsApp, acrescentando acesso a informes de rendimentos, extratos de posição e qualquer informação dos fundos.

O que você pode ganhar com isso

As soluções do Itaú e da Vórtx são o pontapé inicial para outros serviços do mercado financeiro no mensageiro do Facebook. Se as ferramentas funcionarem bem e tiverem boa adesão dos clientes, a tendência é que outros players sigam o exemplo de seus competidores, o que vai ajudar no crescimento do já desenvolvido sistema financeiro do Brasil.

Outra vantagem do uso da plataforma é o corte de custos. No caso da abertura de conta, custo de deslocamento até a agência e o tempo gasto podem ser cortados. Na relação com os fundos, o tempo e a comodidade são as principais vantagens para o investidor.


Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 30.jun.2022 às 19h10
S&P 500 registra pior primeiro semestre desde 1970, Nasdaq cai quase 30% no semestre

O índice Nasdaq, que reúne empresas não financeiras e as de tecnologia, caiu mais de 20% nos últimos três meses, seu pior desempenho desde 2008

4 min
Redação IF Publicado em 30.jun.2022 às 15h17
Dólar apaga ganhos e fica abaixo dos R$ 5,20

Moeda americana chegou a R$ 5,27 na máxima do dia

1 min
Redação IF Publicado em 30.jun.2022 às 14h23
4 min
Redação IF Publicado em 30.jun.2022 às 11h18
Reclamações na B3 disparam; saiba o que fazer em caso de erro da corretora

Queixas são sobre zeragem de investimentos, que é prevista em contrato

7 min
Redação IF Publicado em 30.jun.2022 às 10h21
2 min