Quer fugir da alta da gasolina? Veja quanto custa o sonho do carro elétrico

O modelo híbrido, que pode ser abastecido com etanol ou eletricidade, mais barato é o Kia Stonic; já o modelo mais vendido, em 2021, sai por quase R$ 300 mil
Pontos-chave:
  • Embora a longo prazo o custo compense, a diferença de preço entre os modelos elétricos e aqueles a combustão ainda é imensa

A alta do preço do petróleo no mercado internacional — que já chegou a se aproxima dos US$ 140 — e a do combustível nas bombas, com a gasolina a R$ 8, pode incentivar a eletrificação da frota no país.

O mais recente reajuste da Petrobras elevou o valor cobrado pela gasolina na refinaria em 18,77% e o do diesel, em 24,9%. Boa parte desse aumento já chegou ao bolso do consumidor.

Para especialistas, o cenário pode funcionar como um empurrão a mais para fazer deslanchar o crescimento da frota de carros elétricos no país ou de veículos híbridos, que funcionam à base de eletrificação ou combustão.

Mas se o preço do combustível assusta, é preciso estar disposto a investir para voltar para casa em um veículo eletrificado.

Embora a longo prazo o custo compense, a diferença de preço entre os modelos elétricos e aqueles a combustão ainda é imensa. Enquanto um carro de entrada flex custa cerca de R$ 65 mil, o carro 100% elétrico mais barato disponível no Brasil, o JAC EJSI, custa R$ 165 mil.

Na categoria híbrido, que pode ser abastecido com etanol ou eletricidade, o mais em conta é o Kia Stonic, que tem um sistema de 48V apenas e sai por R$ 146,9 mil.

Se for desconsiderado um híbrido-leve, que é onde esse Kia se encaixa, o mais barato é o Toyota Corolla Altis Hybrid, por R$ 174 mil. Também híbrido, o preço do Toyota Prius é um pouco mais salgado: começa em R$ 190 mil. Hoje, o modelo a combustão mais barato é o Renault Kwid Life, por R$ 59.090.

Marcus Ayres, sócio-diretor da consultoria Roland Berger, avalia que a demanda por elétricos deve crescer à medida que o custo total desses veículos fique mais próximo ao dos tradicionais, que é a tendência no médio e longo prazos.

Confira abaixo os cinco veículos eletrificados mais vendidos em 2021 e seus preços, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico:

  • Nissan Leaf Tekna: R$ 297.140,00 — 439 unidades vendidas
  • Porsche Taycan: R$ 1, 079 milhão — 379 unidades vendidas
  • Volvo XC40 Recharge : R$ 409.950,00 — 375 unidades vendidas
  • BMW Mini Cooper Electric: R$ 284.990,00 — 313 unidades vendidas
  • Audi E Tron: R$ 649.990,00 — 252 unidades vendidas