Traduzindo o economês: o que é PMI, PNAD Contínua e balança comercial

Entenda como esses termos podem te ajudar a investir melhor
Pontos-chave:
  • Entender mais sobre os índices é importante para tomar melhores decisões
  • Os indicadores trazem reflexos de atividades de setores, força de trabalho e economia

Termos e indicadores com os mais diversos nomes podem assustar quem está aprendendo mais sobre a economia nacional, internacional e o universo dos investimentos. De fato, existem muitos índices que afetam tanto o seu bolso quanto o mercado como um todo. Entender mais sobre eles é importante para não ficar boiando nos noticiários e tomar melhores decisões. Para te ajudar, desvendamos alguns dos principais indicadores e o impacto de cada um deles:

PMI

Essa é a sigla em inglês para Purchasing Manager’s Index ou Índice de Gerentes de Compras. Você vai ouvir muito esse termo por aí. Ele está presente em mais de 40 países e tem como objetivo avaliar a atividade de um setor econômico, que pode ser indústria, manufatura ou serviços. Por meio de pesquisas mensais feitas por empresas privadas, o PMI dá informações e a “temperatura” desse setor naquele momento, orientando profissionais do mercado. Ou seja, ele mostra se o segmento está crescendo ou diminuindo. O PMI leva em consideração algumas variáveis, como a expectativa dos gestores de empresas, tendência de preço, pedidos de exportação e nível de produção daquele setor. O indicador varia de 0 a 100. Um resultado acima de 50 indica que o segmento está em crescimento. Já um resultado inferior mostra uma contração e um sinal de alerta. O PMI, portanto, pode antecipar tendências e ajudar investidores a identificar oportunidades no mercado. 

PNAD Contínua

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua busca acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução da força de trabalho, no Brasil. Para isso, ela traz indicadores mensais, trimestrais e anuais. A PNAD é calculada pelo IBGE e mostra a taxa de desemprego no país e outras informações relacionadas à força de trabalho. A cada trimestre, a PNAD Contínua colhe informações de mais de 200 mil domicílios, em aproximadamente 16 mil setores. Os resultados são divulgados no próprio site do IBGE. As informações da pesquisa podem te ajudar a entender como a economia está se comportando no curto, médio e longo prazo, e como está o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Balança comercial

A balança comercial também é um termo muito usado no mercado. Ela nada mais é do que a diferença entre o volume de exportações e de importações de um país em um determinado período. O cálculo não é nada complexo. O saldo da balança comercial = valor das exportações — valor das importações. Quando o resultado é positivo, significa que o país teve mais exportações, o que chamamos de superávit. Quando o valor é negativo, chamamos de déficit. Existe ainda o equilíbrio comercial, quando os valores se igualam. 
Alguns fatores podem influenciar a balança comercial de um país, como oferta e demanda e taxa de câmbio.

Por que você deve acompanhar os dados da macroeconomia?

Acompanhar esses dados é importante para entender se mais ou menos recursos estão entrando no país, melhorando a economia e gerando mais renda. Se a balança comercial está em superávit, o PIB também tende a crescer. Investidores podem analisar o risco de mercado e também como está a situação dos principais produtos exportados e importados. No caso do Brasil, por exemplo, temos soja, minério de ferro e óleos combustíveis de petróleo como as principais exportações.