Mercado financeiro dá mais importância à sustentabilidade e você pode ganhar dinheiro com isso

Pesquisa da Anbima com 265 instituições financeiras mostra um aumento da relevância do ESG para instituições - saiba como investir pensando nisso

– Ilustração: Renata Miwa

Pontos-chave

  • Entre as gestoras, 70% estão mais atentas aos problemas sociais
  • Este cenário já é realidade na Europa e nos Estados Unidos e vai ganhar força no Brasil

Uma pesquisa realizada pela ANBIMA com 265 instituições financeiras mostra que para 87% delas, o tema sustentabilidade ganhou mais relevância nos últimos 12 meses. E veja que bacana: essas mudanças não serão temporárias, uma vez que 52% dos entrevistados acreditam que o tema sustentabilidade ganhará ainda mais importância nos próximos 12 meses, enquanto 38% acham que a discussão também vai ganhar espaço.

A pesquisa Retrato da Sustentabilidade no Mercado de Capitais contou com 144 participantes e 41 entrevistas. Na segunda etapa, foram entrevistadas 265 instituições, sendo 209 gestoras de recursos

Segundo a direção da Anbima, havia uma preocupação de que a agenda de sustentabilidade fosse deixada em segundo plano na pandemia. Mas o ESG encontrou o espaço nas discussões do mercado.

ESG no radar dos gestores

Ao analisar apenas as gestoras de recursos, o estudo revelou que 70% dessas empresas afirmaram estar mais atentas aos problemas sociais; 69%, a questões epidemiológicas; e 68%, a problemas de saúde pública.

Questionadas sobre o estágio atual quanto à compreensão do tema por todas as áreas e equipes, 49% de todas as instituições, não apenas as gestoras, afirmaram estar em processo de disseminação, enquanto 27% disseram ter processos totalmente implementados.

E o que você tem a ver com isso?

Você pode ganhar dinheiro tendo como foco empresas preocupadas com questões ligadas ao ESG. O Santander Go Global Equity ESG, por exemplo, teve uma valorização de 24,5% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. Já o Trend Lideranças Femininas, gerido pela XP Asset Management, acumula alta de 17,9% no mesmo período.

Segundo os gestores, muitos investidores já aplicam olhando para a agenda ESG. Não é uma moda que vai acabar, o cenário já é realidade na Europa e nos Estados Unidos e vai ganhar força no Brasil. A Guide Investimentos, por exemplo, pretende aumentar o portfólio de ativos com boas práticas em ESG, com ainda mais fundos preocupados com essa temática.

Como investir pensando em ESG?

Os gestores estão de olho em empresas com bons fundamentos e que se preocupam com o impacto de seus negócios tanto em questões ambientais quanto nas sociais e de governança. Aliado a isso, eles também confiam mais nas companhias que têm selos de sustentabilidade, concedidos por consultorias especializadas nisso. Tanto que a nossa Bolsa de Valores tem um índice apenas com empresas sustentáveis e que foi rebalanceado neste mês, como você pode ver na matéria abaixo:

 


Você também pode gostar
Valor Econômico Publicado em 17.maio.2022 às 07h47
Maior parte das ações na Bolsa acumula queda desde início de 2021

Das 100 ações do IBrX, 64 têm perda no período

Diogo Rodriguez Publicado em 16.maio.2022 às 17h04 Duração 1 min.
O que é investir? Basicamente, é emprestar dinheiro

A gente ouve falar muito em investimentos. Mas o que é investir? O que significa esse ato? Veja mais no Me Explica na IF

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 15h16
Estrangeiros já sacaram R$ 12,6 bilhões da Bolsa em maio

Movimento positivo no ano diminuiu para R$ 45,03 bilhões

Manhã Inteligente Publicado em 16.maio.2022 às 10h50
Greve no Banco Central, dados econômicos de Brasil e EUA, novo índice agro na B3

Isabela Carvalho e Victor Vietti comentam esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos