Luis Stuhlberger conta o que aprendeu nos 25 anos de um dos fundos mais famosos do mercado

Na liderança do Verde, gestor negociou ativos lendo textos sobre eles

No evento de 25 anos do fundo Verde realizado nesta terça-feira (28), Luis Stuhlberger, gestor de um dos principais multimercados do país e CEO e CIO da Verde Asset, contou que entendeu a importância de ouvir a intuição para se antecipar ao mercado e tomar as suas decisões de investimentos.

“O que chamo de intuição é ver um dado e projetar algo em cima disso. Às vezes você precisa seguir ela rapidamente, pensando que pode perder se a sua intuição estiver errada”, afirmou. “Acho que sempre fiz isso e talvez tivesse vergonha de dizer que sou mais intuitivo do que parece”, disse. Na visão dele, quem espera demais para ter certezas em um mundo tão acelerado como o atual pode perder oportunidades.

Ao ser perguntado sobre o que faria de diferente se pudesse recomeçar, Stuhlberger afirmou que consegue enxergar erros em algumas decisões de investimentos ou em contratações de pessoas, mas que busca não se martirizar por eles. “Poderíamos ter feito melhor? Sim, poderíamos, mas a verdade é que se você se martirizar por todos os erros que cometeu, vai olhar o lado infeliz da vida”, disse.

O gestor ainda contou que adquiriu a maior parte do seu conhecimento comprando e vendendo ativos e lendo muitos textos e comentários sobre eles.

Das conversas que teve com alguns dos maiores investidores do mundo ao longo da carreira, Stuhlberger lembrou de uma específica, com o gestor e filantropo britânico Chris Hohn. “Ele me contou quais ações tinha e por que, mas também quais ações não tinha e por que. Isso me marcou muito”, afirmou.