Dica do especialista: controle emocional pode te fazer ter mais ou menos dinheiro

É o que Morgan Housel mostra no livro ‘A Psicologia Financeira’

O autor Morgan Housel e seu livro "A Psicologia Financeira"
O autor Morgan Housel e seu livro “A Psicologia Financeira” – Montagem: Divulgação/Inteligência Financeira

Pontos-chave

  • O autor explica o comportamento das pessoas na hora de lidar com dinheiro
  • Sucesso financeiro não é tão ligado à inteligência, mas a como você se comporta com o seu dinheiro

Nada melhor do que uma dica cultural para este fim de semana, não é mesmo? Por isso, Caio Camargo, especialista em investimentos do Itaú Unibanco, trouxe para a gente o livro ‘A Psicologia Financeira’, de Morgan Housel. A obra mostra como funciona o nosso cérebro quando a gente lida com o dinheiro. “O autor menciona a importância do planejamento financeiro, mas de uma ótica um pouco diferente. Ele explica o comportamento do ser humano enquanto lida com o dinheiro”, conta.

Sucesso financeiro não tem a ver com inteligência

E Housel foca muito nessa questão comportamental, porque, segundo ele, o sucesso financeiro não é tão ligado à inteligência, mas sim a maneira como a pessoa se comporta em relação ao dinheiro, ou seja, a forma como se investe. “O autor até cita alguns exemplos de pessoas muito inteligentes que são malsucedidas com relação ao dinheiro. Então, o que ele quer dizer é que ser bem-sucedido financeiramente não tem relação com escolaridade. Um exemplo clássico é o Bill Gates, que é extremamente inteligente, mas abandonou a faculdade para criar a Microsoft e é um dos maiores bilionários atualmente”, diz Caio.

Finanças não é um bicho de sete cabeças

O que Morgan Housel quer dizer com seu livro é que, no fim, o sucesso financeiro não é uma habilidade técnica. Não é que você precisa saber estudar planilhas ou números. Pelo contrário! Ter conhecimento financeiro tem muito mais relação com um controle emocional.

“Tem uma teoria que diz que quando você usa o cartão de crédito, você não sente a perda do dinheiro, mas quando você dá a moeda física, aí sim acaba tendo uma sensação, mesmo que leve, de perda. Então, eu entendo que o meu dinheiro está diminuindo”, exemplifica o especialista.

Portanto, fica aqui uma dica leitura: ‘A Psicologia Financeira’. “É uma obra bem legal, e a conclusão que eu cheguei ao terminar de ler esse livro é o que todo mundo sabe: investimento é a longo prazo. Essa é a chave para o sucesso. O segredo é ter paciência e resiliência quando a gente fala de um mercado global e com risco”, finaliza Carmargo.

Sobre o nosso Manhã Inteligente

Vem com a gente: o Manhã Inteligente acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, agora em novo horário: às 8h30.