Já pensou em investir em água?

Ela é um ativo interessante por ser um bem escasso e vital para toda a população mundial

Já pensou em investir em... água? ETF de Água
– Ilustração: Renata Miwa

Pontos-chave

  • Investimento tende a ganhar tração nos próximos anos
  • Essa é mais uma ideia para quem queira diversificar a carteira

Você provavelmente está, agora, a poucos metros de uma fonte de água potável ou uma torneira onde pode lavar as mãos. Porém, esta não é a realidade de muitas pessoas no mundo, e várias empresas têm soluções que podem mudar esta realidade. Além de ser uma boa ação para a humanidade, o investimento nesse ecossistema pode ser uma boa alternativa para quem queira diversificar e topa arriscar um pouco mais em busca de retornos mais altos. 

Como e por que investir em água?

A água é uma oportunidade de investimento porque este é um bem escasso. Além disso, um dos maiores problemas da humanidade é a falta de acesso a ela. Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) estima que meio bilhão de pessoas sofrerá com escassez de água em 2050.

Foi olhando para esse problema que a Itaú Asset lançou o Itaú Index ESG Água, um fundo que investe em 50 empresas de 10 países que estão positivamente ligadas à água. São concessionárias que distribuem água a pessoas e empresas, provedores de infraestrutura e aquelas que fornecem equipamentos para esse ecossistema. 

“Por ser um bem escasso, é de se esperar que empresas relacionadas à água apresentem um retorno diferenciado. Há um trabalho de pesquisa para estruturação da tese econômica que embasa esse produto”, explica Renato Eid, Superintendente de estratégia beta e integração ESG da Itaú Asset. 

O ESG Água é um fundo indexado, o que significa que ele investe em um índice específico. No caso, o fundo investe no iShares Global Water UCITS, índice da S&P. “O índice seleciona as empresas que têm grande proporção da receita em temas relacionados à água, há ainda a ponderação por tamanho de capitalização, liquidez e geografia”, explica Caique Cardoso, especialista de Portfólio da Itaú Asset. 

Vantagens

Uma das grandes vantagens de investir em empresas do ecossistema mundo afora é a diversificação. Os investidores (qualificados) têm acesso a dez mercados comprando somente as cotas desse fundo. “Independentemente do que aconteça no Brasil o resultado do fundo não será afetado e isso faz parte da construção de um portfólio diversificado”, diz Eid. 

Para Cardoso, além da diversificação, o foco do investimento é um grande trunfo do fundo. “É um tema secular, já que não vamos resolver os problemas em pouco tempo, e essas empresas que compõem o índice já estão à frente nessas soluções e tendem a ganhar ainda mais tração no futuro”, afirma. 

De fato, este é um tema que apresenta desafios para o longo prazo. Porém, como as empresas dessa área se destacaram com soluções de abastecimento e equipamentos, o fundo já entrega um retorno interessante. Em 31 de dezembro, a rentabilidade do fundo no acumulado de 12 meses foi de 39,10%. “O fundo tem empresas que já ganharam nome por causa de novas tecnologia e o mercado viu valor nisso”, diz Caique Cardoso. 


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 01.jul.2022 às 18h00
Ibovespa tem sessão de alta liderada por Petrobras e sobe 0,29% na semana

Entre as baixas, se destacaram empresas do setor de minério de ferro devido à preocupação com a retomada da China

Papo de Finanças Atualizado em 02.jul.2022 às 08h21
Como as eleições interferem nos seus investimentos?

De alguma maneira, seu bolso será afetado pelas eleições do fim do ano. O que pode acontecer? Nina Silva explica

Redação IF Publicado em 01.jul.2022 às 15h23
Track&Field anuncia programa de recompra de ações; conheça a estratégia

Muitos motivos levam uma empresa a realizar uma OPA, e você pode ganhar dinheiro com isso

Redação IF Atualizado em 01.jul.2022 às 15h13
Dólar dispara e supera R$ 5,33 com temores de recessão global no radar

Mercado também repercute aprovação de PEC que libera gasto bilionário às vésperas das eleições

Redação IF Publicado em 01.jul.2022 às 10h21
Criptomoedas iniciam julho no vermelho com bitcoin abaixo de US$ 20 mil

Bitcoin teve sua pior perda trimestral em mais de uma década

Redação IF Publicado em 01.jul.2022 às 08h43
Valor Econômico Publicado em 01.jul.2022 às 08h34
Cenário de recessão pode piorar mercado acionário nos EUA, alerta pesquisador

Noriel Roubini considera como 'perigosamente ingênua' a visão de analistas que a recessão será leve e de curta duração